Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Janeiro de 2018 | 18h57 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 18h57

Mali: Três soldados franceses feridos num atentado

Bamako - Três soldados franceses da força Barkhane foram feridos, um dos quais com gravidade, quinta-feira, no nordeste do Mali, durante um atentado suicida contra a sua coluna, anunciou hoje, sexta-feira, o estado-maior general do Exército francês em Paris (França).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Mali

Foto: Divulgação

   

Aquele ataque contra a coluna blindado francês, que circulava entre Ménaka e Indelimane, ocorreu a 11 de Janeiro, data do quinto aniversário do desdobramento da operação Serval, para expulsar grupos jihadistas ligados à Al-Qaeda que controlavam o norte do Mali.

"Um veículo aproximou-se de uma coluna e se fez explodir  à proximidade de um VAB (Veículo de Avanço Blindado)",  precisou à AFP, o coronel Patrick Steiger, porta-voz do Estado-maior francês.

O ferido grave foi evacuado para a França, e internado num hospital militar na região de Paris, enquanto os dois outros foram tratados localmente, precisou o oficial superior.

Um precedente  ataque desse tipo contra o exército francês remonta a 17 de Janeiro de 2017, em Gao (norte do Mali), acrescentou a fonte.

A  força Barkhane  capturou em Ménaka na noite de quarta para quinta-feira duas pessoas suspeitas de cumplicidade com grupos jihadistas, anunciou quinta-feira o estado-maior gaulês.

Nesse mesmo dia, no centro do país, três militares malianos foram feridos e uma esquadra da gendarmeria foi pilhada e queimada, tendo sido ainda raptado em  Léré (noroeste do país), anunciou o exército maliano num comunicado divulgado quinta-feira e sexta-feira.

Ainda quinta-feira, militares malianos caíram numa emboscada  em Hombori, "planificada e precedida de uma explosão de engenhos explosivos improvisados”, causando três feridos e a danificação de três viaturas.

Segundo uma contagem da AFP, 18 militares franceses foram mortos no Mali desde a implantação da operação Serval em 2013, àquela que sucedeu em Agosto de 2014 a missão militar Barkhane, que operou durante cinco anos em cinco países do Sahel.

Assuntos Mali  

Leia também
  • 09/01/2018 17:12:08

    Mali: Mobilizados 294 milhões de Euros para o G5 Sahel

    Bamako - Duzentos e noventa e quatro milhões de euros é o montante já mobilizado dos 423 milhões de Euros previstos para a força conjunta do G5 Sahel (FC-G5S), anunciou segunda-feira, em Bamako, o ministro maliano dos Negócios Estrangeiros, Tiéman Hubert Coulibaly.

  • 08/01/2018 17:05:49

    Mali: UE doa carros e materiais de escritório

    Bamako - A União Europeia (UE) doou domingo carros e materiais de escritório avaliados em quase 160 milhões de francos CFA (mais de 293 mil dólares americanos) ao Mali no quadro da execução do seu programa de apoio à reconciliação nacional e à resolução dos conflitos, soube a PANA de fonte segura.

  • 08/01/2018 13:43:38

    Mali: Novo primeiro-ministro promete fortes medidas no sector de segurança

    Bamako - O novo primeiro-ministro do Mali, Soumeylou Boubèye Maiga, manifestou-se no domingo disposto a tomar "fortes medidas" para reforçar a segurança dos malianos, especialmente no centro do país, confrontado pelo aumento dos ataques jihadistas.