Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Julho de 2018 | 15h48 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 15h48

Sudão do Sul: Parlamento prorroga mandato do presidente

Juba - O Parlamento sul-sudanês votou nesta quinta-feira, em Juba, a prorogação do mandato do presidente Salva Kiir, até 2021, na impossibilidade de se realizar este ano as eleições presidenciais, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Sudão do Sul

Foto: Cedida

Na opinião de alguns analistas, esta medida pode afectar as conversações de paz em curso destinadas a pôr fim os quase cinco anos de guerra civil no país.

Kiir está no poder desde a independência do Sudão do Sul em 2011, e devido a eclosão do conflito armado em 2013, as eleições de 2015, não foram realizadas. No mês passado, o mandatário assinou um acordo com seu principal rival, Riek Machar, no qual ambos concordaram em decretar um cessar-fogo permanente, e prometeu a este último, que retomaria seu posto de primeiro vice-presidente do país.

A guerra civil que eclodiu devido a rivalidade existente entre os dois políticos, deixou dezenas de milhares de mortos, para além de milhões de deslocados.

O acordo que ambos assinaram recentemente em Entebbe, Uganda, pode marcar um passo nos novos esforços mediados por alguns estadistas da região para trazer a paz e uma divisão do poder entre as duas facções , com vista a pôr fim a guerra civil.





 

Assuntos Sudão do Sul  

Leia também