Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Outubro de 2018 | 18h01 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 18h01

Etiópia: Governo insta grupos rebeldes proceder desarmamento

Addis Abeba - O governo etíope instou nesta quinta-feira, em Addis Abeba, o movimento rebelde Frente de Libertação Oromo (OLF), a desarmar os seus combatentes, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA ETIÓPIA

Foto: ANGOP

“A necessidade de que OLF e todos os demais grupos participem em um discurso pacífico é uma postura não negociável das autoridades, que têm a responsabilidade de garantir o respeito do Estado de direito e a segurança dos seus cidadãos”, refere um comunicado dos Assuntos de Comunicações.

Assim, são convidados uma vez mais todas organizações que compoõem o panorama político nacional a participar do processo democrático, com o objectivo de fomentar a reconciliação e o consenso.

Porém, segundo o texto, a OLF nega-se a cumprir com a iniciativa.

Entretanto, estima-se que existam pelo menos mil 800 combatentes baseados principalmente nas partes ocidental e sul do estado regional de Oromia, o principal campo de operações da OLF.

O movimento afirma que luta pelos direitos políticos, sociais e económicos das etnias Oromos, que representam quase um terço dos aproximadamente 105 milhões de habitantes do país.

Assuntos Governação  

Leia também
  • 16/10/2018 15:43:27

    Etiópia: Mulheres formam metade do novo governo

    Addis Abeba - O Primeiro-Ministro etíope, Abiy Ahmed, nomeou nesta terça-feira, em Addis Abeba, um novo governo com metade das suas pastas a cargo de mulheres, no âmbito das reformas promovidas nos últimos meses, noticiou a Prensa Latina.

  • 15/10/2018 17:55:14

    Etiópia: Detidos oficiais implicados na tomada do palácio presidencial

    Addis Abeba - O governo etíope deteve nesta segunda-feira, em Addis Abeba, vários altos oficiais do Exército que se presumem incitar aos subordinados a tomar de assalto o palácio presidencial, com o objectivo de reclamar aumentos salariais, noticiou a Prensa Latina.

  • 12/10/2018 17:28:15

    Etiópia: Governo estuda reformas no Conselho de Ministros

    Addis Abeba - O governo etíope pretende reduzir o número de membros do Conselho de ministros de 28 para 20, no âmbito das reformas promovidas pelo actual executivo, informaram nesta sexta-feira, fontes oficiais, citadas pela Prensa Latina.