Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Outubro de 2018 | 08h50 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 12h21

RDC: Oposição marcha no dia 26 contra o processo eleitoral

Kinshasa - A oposição congolesa anunciou quinta-feira, numa declaração, em Kinshasa, que vai organizar no dia 26 de Outubro, uma marcha de protesto contra o andamento do processo eleitoral, na República Democrática do Congo (RDC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da RDC

Foto: Angop

A falta de consenso, nomeadamente sobre a máquina de votar e a limpeza do ficheiro eleitoral, que se suspeita conter 10 milhões de eleitores fictícios são as causas da marcha.

A oposição defende a impressão do tradicional boletim de voto, em papel.

Paralelamente a oposição reunida em torno do “Ensemble” de Moise Katumbi, anunciou que vai organizar, no dia 13, um comício em Lubumbashi, reafirmando, no entanto, a sua vontade de participar das eleições gerais aprazadas para o dia 23 de Dezembro de 2018.

Recorde-se que os candidatos a presidente da Republica e a CENI reuniram-se quarta-feira, num encontro que não surtiu efeito por causa das profundas divergências no que tange a condução do processo eleitoral.

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 11/10/2018 11:14:43

    RD Congo: CIRGL envia missão de observadores para eleições

    Kinshasa - A Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) enviará uma missão de observação à República Democrática do Congo (RDC), para eleições de 23 de Dezembro naquele país, soube a PANA de fonte oficial em Kinshasa.

  • 11/10/2018 08:46:07

    RDC: Confrontos entre a Polícia e a população paralisam Beni

    Beni (RDC) - As forças da Ordem congolesas dispararam quarta-feira, em Beni, província do Kivu-Norte, contra os estudantes e a população que exigiam o fim do conflito armado naquela região.

  • 10/10/2018 09:21:48

    RDC: Candidato da Maioria pede levantamento das sanções

    Kinshasa - Emmanuel Shadary, candidato presidencial da Maioria no poder, na RD Congo, e outros 14 próximos colaboradores do Presidente Kabila pediram terça-feira, em Kinshasa, o levantamento das sanções que lhes foram aplicadas pela União europeia, entre 2016 e 2017.