Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

08 Agosto de 2019 | 17h53 - Actualizado em 08 Agosto de 2019 | 17h53

RDC: Primeiro-ministro inicia consultas para formação de Governo

Kinshasa - O primeiro-ministro congolês, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, realiza desde quarta-feira reuniões de consultas em Kinshasa para a formação do seu Governo, mais de sete meses após a realização das eleições gerais na República Democrática do Congo (RDC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

RDC

Foto: Angop

"O meu Governo estará em harmonia com os parlamentares e as expectativas do povo", disse o primeiro-ministro durante a cerimónia de arranque das consultas, que prosseguirão até o final de semana.

Afirmou igualmente que as personalidades que são objecto de "condenações judiciais na RDC ou no estrangeiro" não farão parte da sua equipa governamental.

No primeiro dia de consultas, Ilunkamba recebeu os coordenadores das duas plataformas que irão compôr o próximo Governo, nomeadamente, a Frente Comum para o Congo (FCC) do ex-presidente Joseph Kabila e o Conjunto para a Mudança (CACH) do actual presidente Félix Tshisekedi.

O coordenador do CACH, Jean-Marc Kabund, indicou que o primeiro-ministro pediu-lhes para apresentar, o mais tardar no sábado, a lista de personalidades a serem nomeadas no futuro Governo.

Néhémiah Mwilanya, coordenador da FCC que detém a maioria no parlamento e de onde saiu o primeiro-ministro, disse que a sua coligação tem "as suas listas quase prontas".

As duas forças políticas assinaram, a 29 de Julho, um acordo de governação consensual, após longas negociações. Este Governo será composto por 65 membros, incluindo 48 ministros e 17 vice-ministros.

Vinte e três virão do CACH e 42 da FCC.

O chefe do Governo receberá nos próximos dias os representantes da sociedade civil, de associações patronais e de colectivos de jovens enquanto aguarda pelas listas definitivas das duas coligações no poder.

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 08/08/2019 10:06:38

    RDC: Quatro médicos acusado de terem morto o funcionário da OMS

    Kinshasa - A Justiça congolesa prendeu, quarta-feira, três dos quatro médicos suspeitos de terem participado no assassinado de um epidemiologista da OMS, em Abril último, noticia a AFP.

  • 08/08/2019 09:30:40

    RDC: Dez critérios para se ser ministeriável

    Kinshasa - O primeiro-ministro da República Democrática do Congo (RDC), Sylvestre Ilunga Ilunkamba, revelou, quarta-feira, em Kinshasa, 10 critérios, para se ser ministeriável no seu futuro governo, segundo o jornal local “7sur7”.

  • 07/08/2019 16:36:57

    RDC e Rwanda adoptam restrições nas viagens para prevenir Ébola

    Kinshasa - As autoridades da República Democrática do Congo e do Rwanda vão adoptar restrições à circulação de pessoas entre os dois países como parte de um conjunto de medidas para prevenir o alastramento da epidemia de Ébola, foi hoje noticiado.