Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

09 Agosto de 2017 | 01h34 - Actualizado em 09 Agosto de 2017 | 01h34

Namibe: Cortina florestal conta com seis naves para plantas

Tômbwa - A cortina florestal que está a ser implementada no município do Tômbwa, província do Namibe, num perímetro de oito quilómetros para o combate ao avanço das areias que tentam engolir a cidade, conta com seis naves para plantação de plantas de espécie Tamariz, apropriada para o deserto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada terça-feira, pelo responsável do projecto, de nacionalidade israelita, Ronny Avidan, sem contudo adiantar os valores do projecto, mas salientando que as naves já construídas comportarão 10 a 12 mil plantas com um sistema de irrigação gota a gota com 12 mil por hora de irrigação.

Para melhor sustentabilidade do projecto-piloto, foi ainda instalado um sistema de captação e de água, dando oportunidade aos moradores que estão ao redor do projecto e os que têm fazendas, usarem o preciso liquido para irrigação das culturas, não esperando a água do rio.

O mesmo projecto, segundo ainda o responsável, conta com um tanque de cinco mil litros de água, dois filtros de tratamento de água e um gerador de 48 KVA.

“Ele é muito simples, pois vamos fazer a cintura do cordão verde desta cidade em 100 metros de largura e oito quilómetros de comprimento um pouco distante da actual cidade, permitindo assim o acréscimo de mais bairros para os habitantes do município”, disse o responsável.

O projecto teve início em 2013, através da empresa agricultiva israelita que tem muitos projectos em todo país, como fazendas e campos de jogos e em conexão com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) decidiu resolver o problema do Namibe da desertificação, sendo um fenómeno causado pelos avanços das areias em função dos ventos junto das residências, pondo em perigo a vida da população e de infra-estruturas económicas e sociais.

Neste município, concretamente, no local onde estão instaladas as naves, foram igualmente construídas quatro salas de aulas para os alunos interessados em frequentar o curso médio de ambiente, com capacidade para 45 estudantes cada uma.

O município do Tômbwa dista 93 quilómetros a sul da província do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes, na sua maioria pescadores e pequenos camponeses.

 

Assuntos Província » Namibe  

Leia também