Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

27 Dezembro de 2017 | 14h33 - Actualizado em 27 Dezembro de 2017 | 15h01

Angosat-1 continua em órbita

Luanda - O secretario de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem, disse hoje, em Luanda, que o satélite angolano Angosat-1 fez o seu percurso normal e está em órbita.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Autoridades confirmam localização do Angosat-1

Foto: Foto google divulgação


"Portanto o que aconteceu é que de facto o lançamento do satélite ocorreu ontem. O satélite fez o seu percurso normal, está na órbita para o qual foi planificado (...) temos sob controlo o satélite" - sublinhou Manuel Homem à saída de uma sessão do Conselho de Ministros.

Para mais detalhes, "nas próximas oito (8) ou 16 horas vamos fornecer uma informação oficial sob o seu estado, sua prontidão” - avançou.

Ao meio da manhã de hoje, sem citar qualquer fonte oficial, órgãos de informação nacionais e estrangeiros falavam da perda do contacto com o Angosat.

Nesta terça-feira, o foguete Zenit com o primeiro satélite da Angola a bordo, Angosat-1, foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, depois de ter sido testado inúmeras vezes.

De acordo com a Roscosmos, Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia, o foguete pôs o satélite na órbita terrestre como planificado, separando-o do estágio orbital de transferência.

Assuntos Angosat   Satélites  

Leia também
  • 26/12/2017 20:12:29

    Angosat 1 fica em órbita às três horas do dia 27

    Luanda - Após o lançamento com sucesso através do foguete transportador ucraniano Zenit, a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, o satélite levará sete horas para chegar (3h00) na posição orbital 14.5 E, onde permanecerá por 15 anos úteis.

  • 26/12/2017 20:10:21

    Cidadãos realçam lado económico, mas desconhecem outras aplicações do AngoSat

    Luanda - Cidadãos dominam informações sobre o lançamento do satélite Angolano "AngoSat" lançado há pouco no espaço e dos seus benefícios económicos, mas desconhecem suas outras aplicações no domínio da navegação, bancário, segurança privada e pública, um dos grandes desafios actuais do Estado.

  • 26/12/2017 20:03:55

    Angola junta-se ao grupo restrito africano com satélite próprio

    Luanda - Angola tornou-se hoje no sétimo país africano a ter um satélite próprio de comunicações em órbita, após o lançamento do Angosat1, hoje, por meio do foguete transportador ucraniano Zenit, a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão.