Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

28 Dezembro de 2017 | 19h53 - Actualizado em 29 Dezembro de 2017 | 10h18

Angosat-1 volta a transmitir para estação terrena

Luanda - O satélite angolano Angosat-1 restabeleceu hoje a comunicação com a estação terrena, horas depois de ter ficado sem contacto, quando já se encontrava em órbita.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angosat-1 volta a transmitir para estação terrena

Foto: Foto Cedida

Este facto foi confirmado pelo secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Manuel Homem, ao falar por telefone à Angop sobre o estágio do Angosat-1, quase 24 horas depois do seu lançamento.

O satélite angolano, desde o seu lançamento tem suscitado diversos comentários em Angola e pelo mundo, devido à perda do sinal.

Em relação a este assunto, o secretário de estado disse ser normal ocorrem situações desta, uma vez que o satélite migrou para um ambiente novo onde podem ocorrer anomalias de  adaptação

Reconheceu ser um processo crítico em que os técnicos estão bastante empenhados de maneira a que se garanta que os serviços se estabeleçam com a qualidade para o qual foi desenhado o Angosat-1

Na quarta-feira, diante das notícias de um eventual fracasso do Angosat-1, Manuel Homem recordou que o satélite fez o seu percurso normal, estava na órbita para o qual foi planificado (posição orbital 14,5 E) e prometera mais detalhes para horas depois

Nesta terça-feira, o foguete Zenit com o primeiro satélite da Angola a bordo, Angosat-1, foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, depois de ter sido testado inúmeras vezes.

De acordo com a Roscosmos, Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia, o foguete pôs o satélite na órbita terrestre como planificado, separando-o do estágio orbital de transferência.

Assuntos Ciências   Tecnologias  

Leia também
  • 28/12/2017 13:11:09

    Angola recupera literatura científica de Portugal

    Luanda - O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) anunciou a recuperação de 201 exemplares da literatura científica sobre Angola na posse de Portugal, na sua maioria, produzida antes de 1975.

  • 27/12/2017 22:26:56

    Malanje: "AngoSat-1" garante autonomia nas telecomunicações e inclusão digital

    Malanje - Numa era em que a comunicação dita o desenvolvimento de qualquer país, a todos os níveis, a colocação em órbita do primeiro satélite angolano - o "AngoSat-1", simboliza o ponto de partida para o alcance da autonomia das telecomunicações, abrindo perspectivas para a redução drástica da info-exclusão, garantiu, nesta quarta-feira, o especialista em telecomunicação, Teófilo Marques.

  • 22/12/2017 15:12:04

    Mais de 200 crianças viajam ao mundo digital

    Luanda - Duzentas crianças juntaram-se nesta sexta-feira, em Luanda, para inteirarem-se de pequenas técnicas ligadas à ciência, tecnologias e inovação, durante o qual absorveram conhecimentos de como fazer com que o balão resista à picada de agulha, fogo, assim como aprenderam a reciclar o lixo electrónico.