Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ciência e Tecnologia

10 Janeiro de 2018 | 12h29 - Actualizado em 10 Janeiro de 2018 | 12h27

Descoberto mapa estrelar desenhado há 5.600 anos

Luanda - Um grupo de cientistas do Instituto de Investigação Fundamental Tata encontrou na região de Cachemira, Índia, uma pintura feita em rocha provavelmente de três mil 600 antes de Cristo (a.C.) que representa uma supernova.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o Sputnik que cita o site Quartz, o novo achado revela que os antepassados de 3.600 a.C. tinham profundos conhecimentos sobre o espaço.

Segundo o estudo realizado por uma equipa liderada pelo astrofísico Mayank Vahia, trata-se da representação mais antiga de supernova, bem como do primeiro mapa estrelar desenhado na história.

A pedra com o desenho curioso, descoberta pelos cientistas, permaneceu escondida no muro de uma casa na região de Cachemira (Índia). A pintura representa quatro silhuetas sob dois corpos celestes, cada um dos quais coincide perfeitamente com as constelações que as rodeiam.

A pedra, com o desenho de cinco mil anos encontrada na Índia, pode ser a imagem mais antiga de supernova

À esquerda encontra-se um caçador com arco e flecha, que significa a constelação de Orion, apontando para o cervo, que é Taurus.

À direita é possível observar outro caçador sustentando uma lança — é Pisces (Peixes), e ao lado dele um cão, que representa a galáxia de Andrómeda.

Apesar de ser difícil determinar a idade exacta da pintura, Vahia assegura que o desenho provavelmente seja de 3.600 a.C. O astrofísico está seguro de que o segundo corpo celeste desenhado na pedra possa representar uma supernova, especificamente a supernova HB9.

Depois de analisar uma grande quantidade de pedras com pinturas encontradas na região, este é o único caso que representa o mapa estrelar. Por isso, para verificar sua teoria, Vahia necessita encontrar um segundo exemplar deste tipo de representação.

Assuntos Astronomia   Espaço  

Leia também
  • 01/11/2017 13:03:28

    Angola: Astrónomos descobrem planeta gigante

    Luanda - Um grupo de astrónomos descobriram um planeta gigante, cuja existência era considerada pouco possível, de acordo com uma notícia do portal russo Sputinik a que a Angop teve hoje acesso.

  • 06/06/2017 13:59:15

    Descoberto planeta mais quente do que a maioria das estrelas

    Luanda - Astrónomos de uma equipa internacional detectaram um planeta fora do Sistema Solar (exoplaneta) mais quente do que a maioria das estrelas, embora mais frio do que o Sol, anuncia um estudo publicado na revista Nature.

  • 02/06/2017 12:01:09

    Ondas gravitacionais previstas por Einstein detectadas pela terceira vez

    Luanda - As ondas gravitacionais, deformações no espaço-tempo teorizadas por Albert Einstein, foram detectadas pela terceira vez em resultado, novamente, da colisão de dois buracos negros, mas a uma distância maior da Terra: Três mil milhões de anos-luz.