Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

05 Fevereiro de 2018 | 14h06 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2018 | 14h06

Resenha: Futebol regista semana de decisões polémicas

Luanda - A exclusão da Supertaça e Taça de Angola da época de 2018 monopolizou o noticiário desportivo na semana finda, assunto ainda actual que tem "espevitado" a consciência da nação futebolística.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

FAF E CLUBES SUPRIMEM SUPERTAÇA E TAÇA DE ANGOLA EM 2018

Foto: Nelson Malamba

No encontro realizado em Luanda entre a direcção da FAF e dos clubes que evoluem no Girabola, definiu-se ainda o arranque desta competição nacional em 9 de Fevereiro e fim em Agosto, com a disputa de jogos obrigatoriamente às quartas-feiras e nos fins-de-semana.

Esta posição visa responder às exigências da CAF para harmonização dos campeonatos nacionais no continente que se devem realizar entre Setembro de um ano e Maio do seguinte. Até agora o Girabola era disputado entre Fevereiro e Novembro ao fim-de-semana, salvo excepções, em função de alguma situação de calendário.

Efetivamente, a decisão de não se jogar a Supertaça e a Taça de Angola, fundamentalmente a primeira, desagrada alguns ciclos desportivos que defendem a ideia da sua realização com o argumento de ser uma prova a uma “mão”, ou seja, é disputada em um só dia, sem grande dispêndio financeiro e sem interferência no campeonato.

Agentes desportivos, comentaristas, dirigentes e ex-praticantes são igualmente apologistas da realização da Taça de Angola alegando tratar-se de uma competição nacional e que, no último caso, deva ser disputada pelos clubes que manifestarem interesse sendo ou não da primeira divisão.

Ainda do futebol, o bicampeão nacional 1º de Agosto apresentou dia 31 de Janeiro o plantel para o Girabola'2018, no seu novo estádio ainda em obras, “França Ndalu”, em Luanda.

O plantel é composto por 28 jogadores, dos quais seis provenientes de equipas do Girabola e outros do estrangeiro.

Os principais reforços dos “rubro-negros” são Fofó (ex-Progresso do Sambizanga), Jacques (ex-Kabuscorp do Palanca), Neblu (ex-Interclube) Mongo (ex-Desportivo da Huíla) e Razac. Dos escalões de formação ascenderam Mário, Cirilo, Melone e Celso.

A nível da formação, terminou a segunda edição da Taça das Comunidades, promovida pelo ex-capitão da selecção nacional Akwá. Envolvendo 20 formações das diferentes províncias, sagrou-se vencedora a formação Garotos de Malanje, que na final bateu o Sporting Rainha da Catumbela por 6-4.

Leia também
  • 05/02/2018 08:52:27

    Adaptado: Luandense Júlio Mendes vence "Fuga para a Resistência"

    Luanda - O atleta deficiente visual Júlio Mendes, da província de Luanda, venceu domingo a 8ª edição da meia-maratona "Fuga para a Resistência", disputada em Caxito, num percurso de dez quilómetros, com início entre o Porto Kipiri/Açucareira e término no campo municipal do Dande.

  • 05/02/2018 07:36:12

    Futebol: Viana organiza prova em saudação ao 4 de Fevereiro

    Luanda - Dezasseis equipas do distrito urbano da Vila Flor, município de Viana, iniciaram domingo um campeonato de futebol, em saudação ao 4 de Fevereiro, dia do início da luta armada.

  • 03/02/2018 15:38:18

    Futsal: Angop perde na abertura do torneio "Comunicação Social"

    Luanda - A equipa da Agência Angola Press (ANGOP) perdeu hoje, sábado, para a Televisão Pública de Angola (TPA), por 1-6, na primeira jornada do grupo A do torneio "Comunicação Social" de futebol salão, disputado no campo multiuso Manuel Berenguel na capital do país.