07 Agosto de 2018 | 14h16 - Actualizado em 07 Agosto de 2018 | 14h16
Polidesporto: 1º de Agosto projecta instituto superior de educação física
Luanda - O 1º de Agostos poderá contar, nos próximos tempos, com um Instituto Superior de Educação Física e Desportos, para melhor contribuição ao desenvolvimento do sector no país, garantiu segunda-feira, em Luanda, o seu presidente, Carlos Hendrick.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


1 / 1
Carlos Hendrick, Presidente do 1º de Agosto
Foto: Clemente
Sem avançar a data exacta da concretização desta intenção, o dirigente agostino, que anunciou o facto na cerimónia de inauguração do pavilhão Paulo Bunze, referiu apenas que a infra-estrutura, a ser erguida na Cidade Desportiva, consta dos projectos em execução sequencial da sua direcção.
“Além do pavilhão multiuso Paulo Bunze, é importante realçar que temos já construído campos de treinos, piscinas e outras. Também em previsão, o museu, o instituto para professores de educação física e demais projectos, que na medida das possibilidades serão concretizados, em benefício do clube e do desporto angolano”, disse.
Acrescentou que as intenções na concretização dos referidos projectos, que também se inclui um canal televisivo do clube, entre outras, visa garantir a formação adequada de talentos, que possam obter resultados positivos e aumentar o prestígio da agremiação e do desporto nacional.
Posição idêntica foi manifestada pela arquitecta e atleta de andebol, Elisabeth Cailo, que apresentou as fases de execução das obras da Cidade Desportiva, confirmando à Angop o faseamento dos projectos infraestruturais do clube militar.
“Estabelecemos a conclusão autónoma de cada empreendimento. Por isso, na medida em que um termina, começamos a construção de outra infra-estrutura, o instituto de educação física e desportos também está projectado”, frisou a capitã da equipa de andebol.
Sobre o pavilhão, com o corte da fita e cuja placa foi descerrada pelo máximo do clube militar, após bênção do padre Antero Beji, localizado na Cidade Desportiva, antigas instalações do quartel das telecomunicações, foi construída para albergar modalidades de sala e tem capacidade para mil e quinhentos espectadores.
Paulo Bunze, já falecido, foi um exímio andebolista do 1º de Agosto, da selecção nacional, bem como fez carreira em Portugal.
A atribuição do nome do antigo andebolista ao pavilhão visa homenagear e perpetuar a figura do internacional angolano.
Pelos seus feitos, a Federação Angolana de Andebol (FAAND) procedeu da mesma forma, com a atribuição do seu nome ao anfiteatro da nova sede da instituição, situada no complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.
Antecedido de visita as distintas instalações da Cidade Desportiva, a cerimónia de inauguração do pavilhão foi ainda marcada com apresentação de vídeos sobre imagens de Paulo Bunze, do treinador Nicola Berardinele, desfile das modalidades praticadas no clube e acto cultural.
Além de dirigentes e altas patentes das Forças Armadas Angolanas (FAA), antigos atletas e outros, também presentes a viúva e irmão de Paulo Bunze, que receberam um quadro de homenagem da direcção da agremiação militar.
A Cidade Desportiva, que inclui, entre outros, a academia, piscinas, o estádio França Ndalu, e demais compartimentos, está em fase de conclusão, para o engrandecimento da agremiação eclética.
O futebol é, a par do basquetebol e do andebol em ambos os sexos, referência na elevação das cores “rubro-negras”. Conquistou os três primeiros campeonatos nacionais da primeira divisão (Girabola), nos anos de 1979, 1980 e 1981.
Venceu ainda em 1991, 1993, 1996, 1998, 1999, 2006, 2016 e 2017, além de contar no seu palmarés com uma presença na final da taça da Confederação Africana de Futebol.
Fundado a 1 de Agosto de 1977, o clube do “Rio Seco” movimenta as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, natação, hóquei em patins, xadrez, taekwando, vela, tiro aos pratos, ténis, judo, canoagem, pesca e karaté.
Assuntos Polidesporto
Leia também
- 04/02/2019 23:44:45
Polidesporto: Kambas de Bicicletas domina grande prémio "Huambo Cidade Vida"
Huambo - Os ciclistas da equipa Kambas de Bicicletas de Luanda, Hélder Tchipenda e Euclides Tchingui, dominaram hoje, a prova de ciclismo "Huambo Cidade Vida", ao vencerem nas categorias de master e elite, respectivamente.
- 02/02/2019 23:05:11
GirabolaZap: Maquis encerra primeira volta com empate
Luena - O FC Bravos do Maquis encerrou neste sábado, no estádio Mundunduleno do Luena, a primeira volta do GirabolaZap2018/19, com um empate a uma bola, frente ao Interclube, num jogo pontuável a 15ª jornada do campeonato.
- 02/02/2019 22:09:34
GirabolaZap: Bruno Ribeiro queixa - se da falta de finalização
Luena - O técnico principal do Interclube, Bruno Ribeiro, disse hoje, sábado, no Luena, que os seus jogadores falharam na finalização, sobretudo na segunda parte do encontro em que a sua equipa foi superior em relação ao Bravos do Maquis.
- 02/02/2019 19:00:14
GirabolaZap: FC Bravos do Maquis - Interclube (Ficha técnica)
Luena - As equipas do FC Bravos do Maquis e Interclube, empataram hoje, sábado, no Luena, por 1-1, em jogo da 15ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão (GirabolaZap2018/19).