Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

08 Agosto de 2018 | 16h45 - Actualizado em 08 Agosto de 2018 | 16h45

Polidesporto: Namibe acolhe jogos escolares zonal sul

Moçamedes - A cidade capital de Moçamedes, província do Namibe, acolhe, de 14 a 20 deste mês, os jogos escolares zonal sul, um evento multi-desportivo anual, promovido pelo Ministério da Educação, que decorrerá sob o lema "desporto escolar um compromisso com o presente e o futuro da criança", soube hoje a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O evento desportivo, que se realiza anualmente por ocasião da segunda pausa pedagógica, tem com objectivo fomentar a prática do desporto nas instituições de ensino, possibilitando a identificação de talentos desportivos e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo dos alunos.

O mesmo visa ainda contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-alteta como ser social, autonomia, democrático e participativo, estimulando seu pleno exercício de cidadania e desenvolver as actividades desportivas e socioculturais, prevalecendo sempre o factor educacional.

Os jogos escolares vão contar com a participação de 392 alunos, dos  12 aos 16 anos de idade, das províncias do Namibe, Huíla , Cuando Cubango e Cunene, nas modalidades de andebol, basquetebol, atletismo convencional e adaptado, futebol, voleibol e ginástica, em ambos os sexos.

Em declarações à Angop, o director do Gabinete Provincial da Educação no Namibe, Valério Arcanjo, garantiu estarem criadas todas as condições técnicas, transporte, alimentação, alojamento e segurança para as delegações que irão participar neste evento.

O responsável garantiu ainda existir infra-estruturas desportivas em quase todas as instituições de ensino no município de Moçamedes, o que facilitará a realização das determinadas partidas desportivas em diferentes modalidades.

“Temos ainda, para além dos campos desportivos escolares, o estádio Joaquim Morais, que irá acolher alguns eventos de futebol e do atletismo”, acrescentou.

A província do Namibe com o slogan “ Terra da Felicidade” tem uma área de oito mil e  916 quilómetros quadrados, uma população estimada em quinhentos mil habitantes e está dividida pelos municípios de Camucuio, Bibala, Tômbwa e Virei.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 28/04/2018 06:35:22

    Namibe: Ministra quer maior actuação das associações juvenis desportivas

    Moçâmedes: A ministra da juventude e desportos, Ana Paula Sacramento, defendeu, sexta-feira, a necessidade das associações juvenis desportivas e não só, estenderem a sua linha de actuação a nível dos municípios e comunas, com visita a dinamizar a acção desportiva na região.

  • 15/01/2018 16:44:30

    Basquetebol: Petro campeão do nacional de sub-14

    Moçâmedes - O Petro de Luanda em masculinos sagrou-se campeão nacional de basquetebol em sub-14, ao derrotar nesta segunda-feira o Vila Clotilde de Luanda, por 94-73, em jogo da final.

  • 10/01/2018 16:34:04

    Basquetebol: Governador pede apoio empresarial

    Moçâmedes - O desporto nacional carece de maior apoio do empresariado porque, além da sua acção congregadora, estimula o turismo e o bem-estar social, particularmente o basquetebol, por ser uma modalidade que dignifica o país em provas internacionais.