Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

17 Maio de 2019 | 14h34 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 16h18

Polidesporto: Elias José concorre ao prémio de melhor da região - 5

Luanda - O futebolista adaptado angolano Celestino Elias José, eleito melhor jogador do mundo "México2018", concorre ao prémio de melhor jogador do ano da Região-5, em gala a decorrer dia 23 na Namíbia, apurou nesta sexta-feira a Angop, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Elias José - melhor jogador do Mundial México2018

Foto: Marcelino Camões

Elias (ao centro) em lance defensivo

Foto: Marcelino Camões

De acordo com uma comunicação do Ministério da Juventude e Desportos, o defesa central concorre ao nível do desporto para deficientes juntamente com Ndodanzi Jonathan Ntutu, África do Sul (atletismo classe T12), e Ananias Shikongo, da Namíbia (atletismo - classe T11).

São no total 10 categorias de várias áreas do desporto, destacando-se a de melhor jornalista desportivo, melhor selecção do ano olímpica e paralímpica, desportista do ano olímpico e paralímpico e melhor atleta júnior em ambos os sexos.

Angola concorreu igualmente, mas na votação ficou nas preliminares, com a selecção nacional de futebol com muletas que em Outubro de 2018 conquistou o Campeonato do Mundo, em prova disputada em San Juan de los Lagos (México).

Para concorrer a este prémio, que prestigia os melhores desportistas da região -5, Angola apresentou uma candidatura composta por uma abordagem em texto e em vídeo sobre o desempenho dos candidatos (selecção e jogador).

Uma delegação que integra o atleta e o secretário-geral do Comité Paralimpico Angolano, António da Luz, estará presente no evento regional.

Perfil do melhor jogador do mundo:

Nome: Celestino Elías José

Idade: 26 ANOS

Local de nascimento: Alto Ama (Huambo)

Início da prática desportiva: 2006

Equipa: Misto do Huambo                             

Deficiência: pé esquerdo (adquirida)

Posição: defesa central               

Títulos nacionais: Supertaça (1) e Taça de Angola (1)

Participação pela selecção nacional: Mundial na Argentina2010, CAN do Ghana2011, CAN do Quénia2013, Mundial em Culiacan - México2014 e Mundial de San Juan de los Lagos - México2018”

Leia também
  • 16/05/2019 19:42:55

    Complexo Mangais abre portas ao Golfe

    Luanda - Pela primeira vez, desde a independência nacional em 1975, Angola alberga o prestigiado torneio "Presidential Golf Day", a 18 de Maio, no Complexo Mangais Golf Resort, uma das mais imponentes infra-estruturas turísticas erguidas junto à foz do Rio Kwanza, em Cabo Ledo.

  • 16/05/2019 07:50:39

    Futebol: Angolano Bastos campeão da taça italiana

    Luanda - O angolano Bartolomeu Quissanga "Bastos" sagrou-se na noite de quarta-feira campeão da taça italiana de futebol pela Lazio, após vitória de 2-0 frente a Atalanta, em jogo disputado no Estádio Olímpico de Roma.

  • 15/05/2019 05:25:59

    Malanje apura-se para Nacional de basquetebol em cadeira de rodas

    Malanje - O Misto de Malanje apurou-se terça-feira para o Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas, a ter lugar de 12 a 23 de Agosto, na província do Bié, ao vencer no campo Polivalente Valódia o Desportivo Amigos do Ami de Cabinda, por 40-24.