Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

24 Junho de 2019 | 23h32 - Actualizado em 25 Junho de 2019 | 13h52

CAN2019: Angola prega susto à Tunísia

Suez (Dos enviados especiais) - Com jogadas bem articuladas, a partir da defesa, sobretudo na segunda parte, a selecção nacional quase surpreendia a favorita Tunísia ao empatar a um golo, no jogo que marcou a estreia de ambas no Campeonato Africano das Nações, que decorre no Egipto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

CAN2919: Jogo Angola e Tunísia

Foto: Catumbila Miguel Faztudo

Em partida a contar para a primeira jornada do grupo E, com sede em Suez, a selecção nacional cedo deu mostra de querer ombrear de igual para igual com este adversário, teoricamente favorito, a jugal pelos seus valores individuais e sobretudo pela sua posição no ranking da CAF, onde está há 30 lugares acima de Angola. 

A Tunísia ocupa a segunda posição com 1501 pontos, além de já ter sido campeã africana em 2004, enquanto Angola é 32ª colocada (1142) e o máximo que conseguiu até agora foi os quartos-de-final nas edições de 2008 e 2010.

Os tunisinos foram os primeiros a criar perigo, logo aos dois minutos, quando a defesa angolana se atrapalhou e a bola ficou a mercê de um atacante contrário, que rematou ao lado.

Um susto que veio despertar os Palancas Negras, que passaram a controlar melhor o esférico.

A partir dos 15 minutos, os pupilos de Srdan Vasiljevic subiram no terreno e com bola controlada iam chegando com mais perigo ao reduto mais recuado do oponente.

Foi nesta toada que os Palancas Negras chegaram a ameaçar a baliza contrária, numa jogada bem conseguida por Mateus Galiano, que rasgou a ala esquerda e chutou, mas a bola embateu  num defesa e na recarga Djalma Campos rematou para fora.

No minuto a seguir foi a vez de Wilson Eduardo deixar em sentido os tunisinos, quando próximo à pequena área rematou sem sucesso para a baliza defendida por Bem Mustapha.

Numa altura em que o combinado nacional estava por cima, a Tunísia aproveita muito bem a subida dos laterais e numa jogada de contra-ataque apanha a defesa descompensada, forçando Paizo a cometer falta dentro da área e o árbitro etíope Weyesa Bamlak não hesitou e assinalou grande penalidade, bem cobrada pelo capitão Msakni, aos 34 minutos, fazendo o 0-1, resultado ao intervalo.

Na segunda parte, a selecção entrou com outra disposição, já com a integração de Gelson Dala e Geraldo, que renderam, respectivamente, Wilson Eduardo e Stélvio Cruz.

O médio ala a actuar no Al Ahly do Egipto esteve em evidência com vários passes de classe e cruzamentos perigosos, mostrando que está em forma e que o treinador poderá contar com ele para qualquer situação.

Quando todas as atenções estavam viradas para Gelson Dala, que sofria uma marcação cerrada, surge Fredy que varre todo corredor esquerdo, passa para Mateus Galiano que cruza para Djalma Campos empatar a partida, aos 72 minutos.

Os angolanos praticamente dominaram toda segunda parte, mas por pouco pecavam nos minutos finais, ao deixarem um avançado sozinho, só travado por Toni Cabaça, que defendeu a bola após remate.

O resultado não mais se alterou até o apito final.

Assuntos Futebol  

Leia também
  • 25/06/2019 12:03:16

    CAN2019: Guiné-Bissau defronta campeão em título

    Suez (Dos enviados especiais) - A Guiné-Bissau joga às 18 horas desta terça-feira, no estádio de Ismaília, diante dos Camarões, na abertura do grupo F do Campeonato Africano das Nações em futebol, que decorre no Egipto.

  • 25/06/2019 09:21:34

    CAN2019: Prestação individual na estreia

    Suez (Dos enviados especiais) - A Selecção Nacional de Futebol estreou-se com empate a um golo, na noite de segunda-feira, diante da Tunísia, numa partida em que os atletas estiveram irrepreensíveis.

  • 25/06/2019 05:01:47

    CAN2019: Presidente da FAF considera empate com "sabor a vitória"

    Suez (Dos enviados especiais) - O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Almeida e Silva, admitiu hoje, em Suez, que o resultado obtido pela selecção nacional diante da similar tunisina, por 1-1, teve "sabor a vitória".

  • 25/06/2019 04:49:12

    CAN2019: Seleccionador da Tunísia reconhece justeza do empate

    Suez (Dos enviados especiais) - O treinador da selecção tunisina de futebol, Alain Jiress, manifestou hoje, em Suez, conformado à justeza do empate diante da similar angolana, por 1-1, em jogo da primeira jornada do grupo E do Campeonato Africano das Nações (CAN2019), que decorre no Egipto.