Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

03 Março de 2020 | 22h30 - Actualizado em 04 Março de 2020 | 12h34

Basquetebol: Marinha "prega susto" ao Petro na Taça de Angola

Luanda - Apesar dos 27 pontos convertidos pelo capitão Leonel Paulo, o Petro de Luanda teve de recorrer ao esforço extra, para superar a Marinha de Guerra, por escassos três (97-94), no jogo da primeira "mão" dos quartos-de-final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, disputado no pavilhão da Cidadela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Basquetebol: Lionel Paulo, Jogador do Petro de Luanda faz Smash no jogo frente a Marinha

Foto: António Escrivão

De início algum equilíbrio, com os marinheiros a dificultarem no máximo as acções ofensivas dos petrolíferos, que chegam ao 1º quarto em vantagem de 30-20.

No segundo, em visível esforço e lançamentos de curta distância dos jogadores da Marinha, que reduzem o diferencial em alguns momentos, vem ao de cima a maior experiência e capacidade competitiva dos “tricolores”, que atingem 54-41, no intervalo maior.

Em reatamento, evidente superioridade do campeão nacional, que aproveita da melhor forma uma certa apatia e fragilidade dos jovens marinheiros, para amealhar os pontos necessários, que lhe permite cifrar o placard electrónico em 79-64, no terceiro período.

Já no quarto e último, mesmo com um certo atrevimento dos “militares” na luta de tabelas, onde conseguem os seus intentos, nota-se o grande empenho e dedicação do Petro, que recorre ao “titânico” esforço de obter triunfo.  

Em abono da verdade, os “petrolíferos” tiveram um jogo quase tranquilo até ao último quarto, em que a Marinha de Guerra melhorou os níveis de concentração e diminuiu a diferença pontual de 15 para dois pontos (84-82).

Aos nove segundos para fim, o Petro vencia apenas por um ponto de diferença (95-94) e lances livres para o base norte-americano Antwan  Scott , que converteu os dois pontos fixando o resultado em 97-94.

Os 17 pontos de Cristiano Xavier foram insuficientes para evitar a derrota da sua aguerrida formação.  

A segunda “mão” disputa-se no próximo dia 9, no pavilhão Victorino Cunha, sendo que o vencedor desta eliminatória defronta nas meias-finais a Universidade Lusíada, que hoje se qualificou na secretaria devido à desistência do ASA, alegadamente por questões financeiras.   

Ainda hoje defrontam-se 1º de Agosto/Desportivo Kwanza e Interclube/Vila Clotilde. O 1º de Agosto é a detentor do ceptro.

Resultado parcial (30-20, 24-21, 25-23, 18-30)

As equipas marcaram da seguinte forma:

Petro – Olímpio Cipriano (4), Childe Dundão (2), Carlos Morais (17), José António (0), Antwan Scott (16), Leonel Paulo ( c ) (27), Aboubakar Gakou (4), Hermenegildo Mbunga (5), Benvindo Quimbamba (2), Gelson Gonçalves (10), Jone Pedro (8) e Aldemiro João (2).

Treinador: Lazare Adingono

Marinha – Délcio Sebastião (6), Edimilson Inglês (7), Edimilson Andrade (dnp), Wilson Ambrósio (15), Cristiano Xavier (17), Tarcio Domingos (10), Cândido Madureira (6), Milton Valente (15), Geraldo Santos (0), Fábio Domingos (3), António Ndalimbilwa (c) (15) e Eusébio Santos (0).

Treinador: Manuel Sousa “Necas”.              

Assuntos Afrobasket  

Leia também
  • 31/08/2019 18:49:09

    Basquetebol/Mundial2019: Resultados da 1ª jornada

    Luanda - Resultados do Campeonato do Mundo de basquetebol sénior masculino, que decorre na China, em que as formações africanas baquearam na estreia.

  • 21/08/2019 19:39:00

    Afrobasket2019: Selecção sénior feminina já no país

    Luanda - A selecção nacional sénior feminina de basquetebol regressou, na tarde de hoje, em Luanda, depois da participação no Afrobasket2019, que decorreu em Dakar (Senegal), tendo-se classificodo na quinta posição.

  • 16/08/2019 01:34:01

    Afrobasket/2019: Selecção feminina falha meias-finais

    Luanda - A selecção nacional sénior feminina de basquetebol falhou o apuramento às meias-finais do campeonato africano da modalidade (Afrobasket2019), ao perder, na noite desta quinta-feira, diante da anfitriã Senegal, por 54-88, em jogo dos quartos-de-final.