Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

13 Agosto de 2020 | 21h00 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 21h41

Campo em reabilitação no âmbito do PIIM terá relva

Lubango - A reabilitação de um campo de futebol relvado, no município do Quipungo, a 120 quilómetros a leste do Lubango, é o único projecto desportivo exclusivo inserido no Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), na província de Huíla.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pormenor de um campo de apoio na Huíla

Foto: ANGOP

Orçado em AKz 100 milhões, o recinto terá capacidade para mais de 800 espectadores.

O espaço, localizado no bairro da Tchivanda, comuna sede do município do Quipungo, está a ser implantado numa superfície de 20.680 metros quadrados.

Em recentes declarações à Angop, a administradora local, Maria Amélia Casimiro, afirmou que a obra em curso será concluída no final deste ano.

Referiu que o projecto arquitectónico contempla um edifício público com duas casas de banho, um balneário, assim como bancadas especiais.

O município de Quipungo tem uma população estimada em 190.671 habitantes, sendo o futebol a modalidade mais praticada, factor que contribuiu para a reabilitação e arrelvamento de um dos 11 campos da circunscrição.

Este campo "pelado", existente desde 1975, sofreu a primeira intervenção em 2010, que culminou com a modificação da sua estrutura inicial.

Não tendo sido a obra terminada, na altura sob responsabilidade da então Direcção Provincial da Juventude e Desportos, surgiu agora a necessidade de conclusão do projecto, incluindo a colocação de relva.

Ainda no capítulo desportivo no âmbito do PIIM, a província da Huíla prevê a construção de quadras polidesportivas até 2021 para a prática da disciplina da educação física, bem como para contribuir para o desenvolvimento do desporto escolar.

Tais recintos desportivos fazem parte de um projecto de edificação de 32 escolas do ensino primário e do II ciclo em vários municípios.

Trata-se do Lubango (sete), Humpata (quatro), Jamba e Matala (três cada), Caluquembe, Chibia, Cuvango, Gambos, Quilengues e Quipungo (duas cada), Cacula, Caconda e Chipindo (com uma cada).

O PIIM para a província da Huíla está avaliado em 41 mil milhões, 404 milhões, 32 mil e 148 kwanzas, sendo que  mil milhões, 714 milhões e 548 mil e 810 kwanzas estão destinados ao município de Quipungo.

Leia também
  • 12/08/2020 14:01:10

    PIIM proporciona quadras polidesportivas no Bié

    Cuito - Cinco quadras polidesportivas, inseridas em 155 projectos sócioeconómicos tutelados no Bié, no qual já foram empregues AKz 2.620.121.458,62, estão a ser construídas em quatro municípios, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).

  • 10/08/2020 15:34:24

    PIIM contempla quadras desportivas nas escolas do Cuanza Sul

    Sumbe - Quatro quadras desportivas multidisciplinares estão contempladas em igual número de escolas primárias em construção nas localidades do Seles e Mussende, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 08/08/2020 14:50:38

    Ex-líder da APFH nega acusações

    Lubango - O antigo presidente da Associação Provincial de Futebol da Huíla (APFH), João do Nascimento Gonçalves, negou, neste sábado, as acusações do novo consulado, encabeçado por Pepé António, de que teria deixado os cofres vazios e dívidas para com os clubes.