Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Desporto

22 Setembro de 2020 | 15h22 - Actualizado em 22 Setembro de 2020 | 15h21

Covid-19: Dirigente realça testagem dos atletas

Huambo - O presidente da Associação de Futsal na província do Huambo, Manuel Alfredo, realçou hoje, terça-feira, a importância da testagem massiva dos atletas, incluindo dirigentes, antes do reinício dos treinos, para evitar a propagação da gripe por novo coronavírus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ilustração da COVID-19

Foto: Divulgação

De acordo o novo Decreto Presidencial, em vigor desde o passado dia 09, os treinos nas modalidades federadas retomariam no dia 19 deste mês, seis meses depois da interrupção, em Março último, em sede das medidas de prevenção e combate à pandemia Covid-19.

A propósito, Manuel Alfredo referiu, em declarações à imprensa, que a realização de testes em massa servirá para a identificação do maior número possível de casos positivos na comunidade desportiva, sobretudo, naquelas cuja prática exige o contacto directo, a exemplo do futsal.

O responsável associativo orientou, por esta razão, os clubes a observarem as medidas de biossegurança, antes da realização qualquer actividade, como treinos e jogos, para evitar possíveis contágios.

Manuel Alfredo disse que, apesar das dificuldades financeiras que a organização enfrenta, a mesma está a trabalhar com a Comissão Multisectorial Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19 para aquisição de testes de despistes desta doença.

Existem nesta província 430 praticantes de futsal, inscritos em 30 equipas federais, sendo 16 de formação e 14 em seniores, quatro dos quais femininas.

Até Julho passado, o Governo angolano gastou 972 mil e 400 dólares norte-americanos na realização de 12 mil e 155 testes aos cidadãos suspeitos de Covid-19, desde o início da testagem no país, no mês de Março. Um teste da Covid -19 custa cerca de AKz 185 mil numa clínica privada.

Dados divulgados, este domingo, pela comissão multi-sectorial local de combate à gripe por novo coronavírus, a província do Huambo, com um total disponível de mil e 500 testes rápidos e três mil por zaragatoa, tem o registo de 35 infectados, sendo 33 activos e dois óbitos.

Leia também
  • 20/09/2020 22:52:25

    Clubes do Girabola adiam retoma ao trabalho

    Luanda - Vinte e quatro horas após o prazo que autoriza a retoma aos treinos nas instituições desportivas, a efectivação de tal desiderato ficou adiada nalguns dos principais clubes que evoluem no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão "Girabola".

  • 19/09/2020 10:48:51

    Médico recomenda retoma responsável aos treinos

    Luanda - A retoma aos treinos desportivos federados, a partir deste sábado, conforme decreto presidencial, deve ser feita de forma responsável, sob o risco de desvalorização do esforço do Governo, até à data, para combater a propagação da covid -19.

  • 15/09/2020 15:49:57

    Covid-19 infecta primeiro desportista angolano

    Luanda - O novo coronavírus já infectou directamente praticamentes de todas as principais modalidades desportivas no mundo, registando-se, sexta-feira, o primeiro caso de um atleta angolano, desde que a doença foi identificada na cidade de Wuhan (China), em Dezembro de 2019.