Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Dezembro de 2017 | 17h19 - Actualizado em 07 Dezembro de 2017 | 11h38

FAO disponível para apoiar criadores de gado em Caimbambo

Caimbambo - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) está disponível para apoiar os criadores de gado do município de Caimbambo, afectados pela morte de bovinos, disse nesta quarta-feira o coordenador dos programas de emergência daquela agência em Angola, Mateus Tony.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela: Seca periga a vida de milhares de cabeças de gado em Caimbambo

Foto: José Cachiva

Ao falar a jornalistas, no final de uma visita de constatação a Caimbambo, o responsável manifestou a disponibilidade da FAO em apoiar os criadores daquela localidade com blocos de sais minerais, de forma a mitigar a mortalidade do gado, provocado pela escassez de pasto e água.

Mateus Tony garantiu que a organização, enquanto parceira do governo angolano, vai ajudar com suplementos alimentares para bovinos.

Segundo o responsável, a FAO tem instalado uma fábrica de ração animal no município da Cahama, província do Cunene, em condições de prestar apoio imediato ao sector pecuário.

Para fazer face à seca e escassez de pasto no interior da província, o Governo Provincial de Benguela delineou um programa de emergência que visa a reabilitação e construção de chimpacas, represas e tanques banheiros, incluindo a aquisição de 800 fardos de capim (feno) para os animais desnutridos.

Orçado em cinco biliões de kwanzas, este programa emergencial tem a duração de três meses e prevê de igual forma a aquisição de medicamentos para garantir a sanidade dos bovinos e treinamento de pessoal veterinário.

Na sequência da falta de chuvas, nos últimos dois meses, os criadores de gado, das comunas da Canhamela e Wiyangombe, no município de Caimbambo, deparam-se com dificuldades no pasto para o gado, situação que já provocou a morte de mais de mil e 700 cabeças.

Os criadores do município do Chongoroi atravessam situação idêntica e os relatos apontam a morte de mais de mil cabeças de gado bovino.


 

Leia também
  • 04/11/2018 19:40:32

    Feira de literacia financeira termina com mais de 16 mil visitantes

    Benguela - Dezasseis mil 928 pessoas visitaram a feira de educação financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), de 27 de Outubro até hoje, domingo, no jardim 11 de Novembro, desta cidade, no quadro das festividades do 42º aniversário da instituição e do 31 de Outubro, Dia Mundial da Poupança.

  • 02/11/2018 10:13:46

    Fazenda Vista Alegre prevê aumentar produção de álcool etílico em 2019

    Lobito - Aumentar a produção de álcool etílico para cerca de 50 mil litros por dia, em 2019, de forma a satisfazer as necessidades do mercado nacional, é uma das metas da Fazenda Agro-industrial Vista Alegre, do grupo Alves & Irmãos, instalada na comuna do Cayave, município de Caimbambo, em Benguela.

  • 31/10/2018 20:05:16

    Defendida promoção de seminários de abordagem económica e financeira

    Benguela - O director do Instituto Nacional de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP), Paulo Ringote, defendeu hoje, em Benguela, a necessidade da promoção de mais seminários que ajudam a melhorar a percepção da abordagem de natureza económica e financeira pública, no actual contexto da economia angolana, a nível local.

  • 31/10/2018 19:53:42

    Estudantes premiados pela conquista do concurso nacional de poupança

    Benguela - Três alunos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, das províncias do Cunene e do Namibe foram agraciados hoje (quarta-feira), com meios informáticos e audiovisuais pela conquista dos primeiros lugares do concurso nacional de educação financeira, promovido pelo Banco Nacional de Angola, de Abril a Agosto deste ano, em todo país.