Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Janeiro de 2018 | 13h44 - Actualizado em 03 Janeiro de 2018 | 13h44

Mais de 140 bovinos mortos por falta de água e pasto na Chibia

Chibia - Cento e 42 cabeças de gado bovino morreram no município da Chibia, sul da província da Huíla, devido à escassez de pastos e de água, provocada por uma estiagem que assolou a região nos meses de Setembro a Novembro do ano findo, informou hoje, quarta-feira, o director municipal da agricultura, Carlos Tchiloya.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

gado bovino.

Foto: Angop

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que a estiagem atingiu as comunas do Jau, Quihita, Capunda Cavilongo e Sede, onde criadores tradicionais detêm um efectivo ganadeiro com 160 mil bovinos.

Referiu que técnicos do sector continuam a trabalhar no sentido do apuramento definitivo dos estragos causados pela falta de chuvas nos últimos meses do ano passado, dada a importância que o gado representa para a vida das populações locais, quer do ponto de vista económico como cultural.

“Neste momento já temos chuvas a cair no município e a falta de pasto e água está ultrapassada, mas estamos a nos debater com algumas doenças que afectam o gado como os carbúnculos hemático e sintomático, que estão a afectar os bois devido à fraca cobertura vacinal”, disse.

O município situa-se a 42 quilômetros do Lubango e possui 190 mil e 670 habitantes, que a pastorícia como principal actividade das famílias, praticando também a agricultura em pequena escala.

Leia também
  • 01/11/2018 18:09:54

    Economia quer valorizar mulher rural

    Lubango - A mulher rural deve ser mais valorizada, por ser o pivô da agricultura familiar e o agente da geração de rendimento colectivo, considerou hoje, no Lubango, o ministro da Economia e do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.

  • 01/11/2018 17:51:34

    "Triângulo do milho" mais valorizado pelo Executivo

    Lubango - Os municípios de Caconda, Caluquembe, Chicomba, Chipindo e Quipungo, regiões que compreendem o chamado "triângulo do milho", na província da Huíla, terão maior atenção do Executivo, por representar mais de 50% da produção de cereais em Angola, afirmou hoje, no Lubango, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Alberto Jaime.

  • 01/11/2018 17:43:18

    Jardins da Yoba produz 25 toneladas de milho híbrido

    Lubango - A empresa agro-industrial "Jardins da Yoba", situada no município da Chibia, na província da Huíla, prevê nos próximos 120 dias colher 25 toneladas de sementes de milho híbrido, que poderão ser lançadas à terra de forma experimental por agricultores em vários pontos do país, informou, hoje, no Lubango, o seu director de produção, João Saraiva.

  • 01/11/2018 13:36:35

    Associações de mulheres camponesas beneficiam de charruas

    Lubango - Treze charruas e seus acessórios, assim como outros inputs agrícolas, foram entregues pela administração do Lubango a duas associações de mulheres camponesas na comuna da Huíla, província com o mesmo nome, no âmbito do fomento da agricultura, combate à forme e redução da pobreza.