Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Janeiro de 2018 | 13h44 - Actualizado em 03 Janeiro de 2018 | 13h44

Mais de 140 bovinos mortos por falta de água e pasto na Chibia

Chibia - Cento e 42 cabeças de gado bovino morreram no município da Chibia, sul da província da Huíla, devido à escassez de pastos e de água, provocada por uma estiagem que assolou a região nos meses de Setembro a Novembro do ano findo, informou hoje, quarta-feira, o director municipal da agricultura, Carlos Tchiloya.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

gado bovino.

Foto: Angop

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que a estiagem atingiu as comunas do Jau, Quihita, Capunda Cavilongo e Sede, onde criadores tradicionais detêm um efectivo ganadeiro com 160 mil bovinos.

Referiu que técnicos do sector continuam a trabalhar no sentido do apuramento definitivo dos estragos causados pela falta de chuvas nos últimos meses do ano passado, dada a importância que o gado representa para a vida das populações locais, quer do ponto de vista económico como cultural.

“Neste momento já temos chuvas a cair no município e a falta de pasto e água está ultrapassada, mas estamos a nos debater com algumas doenças que afectam o gado como os carbúnculos hemático e sintomático, que estão a afectar os bois devido à fraca cobertura vacinal”, disse.

O município situa-se a 42 quilômetros do Lubango e possui 190 mil e 670 habitantes, que a pastorícia como principal actividade das famílias, praticando também a agricultura em pequena escala.

Leia também
  • 27/12/2017 16:04:26

    Huíla regista défice orçamental avaliado em AKz 760,5 biliões

    Lubango - A província da Huíla recebeu apenas 95,9 biliões de kwanzas (AKz) de um total de 856,5 biliões de kwanzas previstos nos últimos quatro anos (2013 - 2017) para realizar despesas públicas, representando um défice de cerca de Kz 760,5 biliões, disse hoje o governador João Marcelino Tyipinge.

  • 24/12/2017 10:30:46

    Cerca de seis mil cabeças de gado morrem por falta de água em Caimbambo

    Caimbambo - Cerca de seis mil cabeças de gado bovino morreram nos últimos três meses no município de Caimbambo em consequência da falta de água e pasto naquela localidade, situada a 116 quilómetros a Sul da cidade de Benguela.

  • 24/12/2017 03:45:46

    Produtores participam na feira "Natal Feliz" no Lubango

    Lubango - Oitenta expositores apresentaram no sábado, na cidade do Lubango (Huíla), na feira de produtos agrícolas, artesanais, floristas e de prestação de serviços de saúde e de direito, sob o lema "natal feliz", promovida pela administração local.