Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Janeiro de 2018 | 06h43 - Actualizado em 10 Janeiro de 2018 | 09h45

Huíla: Economista lança obra sobre finanças públicas

Lubango - Uma obra intitulada "Finanças Públicas - A Ciência e Arte de gerir o erário público", com 257 páginas é lançada hoje, quarta-feira, nos municípios de Cacula e do Lubango, província da Huíla, pelo autor Anselmo Vasco, numa sessão de venda e assinatura de autógrafos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Autor do manual Anselmo Vasco

Foto: JOSÉ FILIPE

A obra  produzida em 2017,  em Luanda e revistas  em Portugal,  é composta por nove capítulos e  destaca conceitos  sobre fundamentos de finanças, noções de publicações e a evolução no capítulo financeiro, finanças públicas e políticas económicas, Orçamento Geral do Estado (OGE), contabilidade pública, gestão das finanças públicas, finanças locais, dívida pública e sistema tributário.

Com  esta segunda obra o autor  diz que  quer  ajudar a população, sobretudo  os estudantes, a compreender melhor sobre a forma como é gerido o dinheiro público.

“Este livro tem igualmente importância para aqueles que, enquanto cidadãos, têm o interesse de compreender melhor o funcionamento da máquina financeira estatal, com transparência e seriedade, usando as prerrogativas de cidadania, sobretudo, a de fiscalizar seus representantes políticos”, disse.

O livro espelha, de forma clara, como é feita a afectação dos recursos públicos para a satisfação das múltiplas necessidades da colectividade e do próprio Estado, as diferentes fontes de arrecadação de receitas públicas, sua gestão e as regras que disciplinam a realização de despesas públicas.

Anselmo Vasco é economista e considerou a obra resultado de pesquisas realizadas em livros, manuais, artigos, diplomas legislativos, normas técnicas e da experiência acumulada como docente universitário e técnico do Ministério das Finanças.

Depois da Huíla, o economista levará a obra para as províncias do Namibe, Huambo, Benguela, Malanje e Luanda e, posteriormente, Moçambique e Portugal.

“Fiscalidade Angolana – Fundamentos teóricos e Práticos”, é o título da 1ª obra do autor, lançada em 2015.

Leia também
  • 01/11/2018 18:09:54

    Economia quer valorizar mulher rural

    Lubango - A mulher rural deve ser mais valorizada, por ser o pivô da agricultura familiar e o agente da geração de rendimento colectivo, considerou hoje, no Lubango, o ministro da Economia e do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.

  • 01/11/2018 17:51:34

    "Triângulo do milho" mais valorizado pelo Executivo

    Lubango - Os municípios de Caconda, Caluquembe, Chicomba, Chipindo e Quipungo, regiões que compreendem o chamado "triângulo do milho", na província da Huíla, terão maior atenção do Executivo, por representar mais de 50% da produção de cereais em Angola, afirmou hoje, no Lubango, o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Alberto Jaime.

  • 01/11/2018 17:43:18

    Jardins da Yoba produz 25 toneladas de milho híbrido

    Lubango - A empresa agro-industrial "Jardins da Yoba", situada no município da Chibia, na província da Huíla, prevê nos próximos 120 dias colher 25 toneladas de sementes de milho híbrido, que poderão ser lançadas à terra de forma experimental por agricultores em vários pontos do país, informou, hoje, no Lubango, o seu director de produção, João Saraiva.

  • 01/11/2018 13:36:35

    Associações de mulheres camponesas beneficiam de charruas

    Lubango - Treze charruas e seus acessórios, assim como outros inputs agrícolas, foram entregues pela administração do Lubango a duas associações de mulheres camponesas na comuna da Huíla, província com o mesmo nome, no âmbito do fomento da agricultura, combate à forme e redução da pobreza.