Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Novembro de 2018 | 22h01 - Actualizado em 04 Novembro de 2018 | 22h01

Peritos de Angola e Zâmbia preparam reunião ministerial sobre petróleo e gás

Lusaka - Especialistas angolanos e zambianos realizaram neste domingo, em Lusaka, um encontro a fim de preparar a reunião desta segunda-feira entre o ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, e seu homólogo zambiano da Energia, Matthew Nkhuwa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Diamantino Azevedo, ministro angolano dos Recursos Minerais e Petróleos

Foto: Antonio Escrivão

O grupo de peritos angolanos integra responsáveis do referido ministério, da embaixada angolana na Zâmbia e das empresas públicas Ferrangol e Sonangol.

A agenda da reunião dos ministros prevê a assinatura de um Memorando de Entendimento no domínio do petróleo e gás natural, dado o interesse da Zâmbia de construir um oleoduto que partirá da refinaria do Lobito até a cidade de Lusaka.

Uma visita à câmara de minas da Zâmbia está igualmente agendada, durante a qual será apresentado à delegação angolana o sector mineiro zambiano em que desponta, entre outros minérios, a exploração do cobre.

Ainda na segunda-feira, o ministro Diamantino Azevedo vai manter um encontro de cortesia com o vice-presidente zambiano, Inonge Wima, antes de uma reunião com os promotores do projecto AZOP (Angola/Zâmbia Oil Pipeline), na qual deverão ser apresentados à delegação angolana os objectivos e as vantagens do oleoduto.

O objectivo da visita do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos à Zâmbia, a convite das autoridades locais, é a promoção e fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois Estados e a assinatura de memorando de entendimento no domínio de petróleo e gás.

Leia também
  • 08/11/2018 16:55:53

    Moxico acena para investidor sul africano

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba convidou nesta quarta - feira, no Luena, os empresários sul africanos a investirem em diversas áreas desta região, para contribuir no seu desenvolvimento sócio económico.

  • 08/11/2018 15:09:55

    Reforma no sector dos petróleos reforça cooperação com Noruega

    Luanda - O ministro conselheiro da Embaixada da Noruega em Angola, Havard Hoksnes, elogoiu, quarta-feira, as reformas em curso no sector dos petróleos em Angola, uma iniciativa que reforça a cooperação entre os dois países neste domínio.

  • 08/11/2018 07:36:49

    Angola/Zâmbia: Oleoduto avaliado em cinco mil milhões de USD

    Luanda - Cerca de cinco mil milhões de dólares americanos é o montante previsto pelo governo zambiano, para a construção do oleoduto que poderá ser implementado entre Angola e a Zâmbia disse, na noite desta quarta-feira, em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino Azevedo.

  • 05/11/2018 19:15:13

    Autoridades encerram mina ilegal de diamantes

    Cangamba - Uma mina de diamantes explorada de forma ilegal no rio Cussive, comuna do Muié, município dos Luchazes, foi encerrada hoje pelas autoridades governamentais da província do Moxico, no âmbito da " Operação "Transparência" em curso no país.