Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Março de 2018 | 19h02 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 19h08

Estado emite obrigações de tesouro para recapitalizar BPC

Luanda - Cento e oitenta biliões de kwanzas é o valor da emissão especial de Obrigações de Tesouro, para recapitalização do Banco de Poupança e Crédito (BPC), autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, com base num decreto presidencial de sete de Março, publicado em Diário da República.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Edifício do BPC (arquivo)

Foto: Lino Guimarães

O referido valor vai  também servir para potenciar os rácios prudenciais do referido  banco público e permitir a expansão  das suas actividades creditícias.

A emissão das obrigações e moeda nacional no valor de 180 biliões de kwanzas (850 milhões de dólares), com maturidade de 10 anos e juros de 7,5% ao ano,  para recapitalização do BPC justifica-se para o banco cumpra na plenitude a missão para qual  foi criado.

Em Julho de 2017, o banco tinha contabilizado 500 mil milhões de kwanzas na carteira de crédito malparado. Neste período tinha sido emitida uma dívida pública no valor de 231 mil milhões de kwanzas a favor da sociedade Recredit, também estatal, criada para gerir os créditos problemáticos da banca nacional.

Com 444 pontos de atendimento nas 18 províncias do país, o BPC é o maior banco comercial do país. A sua criação em 1991 é precedida de outras instituições que lhe deram origem desde 1956.

Assuntos Banca  

Leia também
  • 12/03/2018 16:37:59

    Trezentos mil alunos formados em educação financeira

    Luanda - Trezentos mil alunos da sétima à 12ª classe de todo o país foram formados, em 2017, em educação financeira, no quadro do programa de inclusão financeira dos cidadãos, promovido pelo Banco Nacional de Angola (BNA), anunciou hoje o governador, Lima Massano.

  • 11/03/2018 12:25:01

    Zaire: Munícipes de Mbanza Kongo clamam por mais bancos comerciais

    Mbanza Kongo - A abertura de mais agências bancárias a nível da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, foi defendida sábado, pelos munícipes locais que dizem sentir-se agastados com o reduzido número de instituições financeiras instaladas na localidade.

  • 07/03/2018 12:28:06

    BNA promove Semana Global do Dinheiro

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) promove de 12 a 18 deste mês, em Luanda, no âmbito do seu programa de educação financeira, “A Semana Global do Dinheiro”, em parceria com a “Global Money Week”.