Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Maio de 2018 | 16h41 - Actualizado em 15 Maio de 2018 | 16h41

Comércio Externo arrecada mais de AKz 1,8 milhão

Ondjiva - As receitas arrecadadas pelo Comércio Externo na província do Cunene atingiram um milhão e 813 mil kwanzas no primeiro trimestre deste ano, mais 668 mil relativamente a igual período do ano transacto em que se encaixou um milhão e 150 mil kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Belarmino Tumbuleni - Director do comércio externo

Foto: José Cachiva

A informação foi avançada nesta terça-feira à Angop pelo delegado da instituição, Belarmino Lourenço Tumbuleni, referindo que as receitas arrecadadas resultam do licenciamento e renovação de documentos de importação e exportação junto da fronteira de Santa Clara.

A fonte precisou que as receitas derivaram da inscrição ou reinscrição de Exportadores e Importadores no Sistema Integrado do Comércio Externo (Sicoex), no sentido de simplificar, desburocratizar, uniformizar e facilitar os procedimentos administrativos que são observados no licenciamento de importação, exportação e reexportação de mercadorias.

Belarmino Tumbuleni fez saber que durante o período em análise, a instituição procedeu ao registo de 142 toneladas de peixe sardinha, 13 mil e 98 toneladas de massango, 100 metros cúbicos de madeira, oito mil e 600 unidades de água mineral, mil e 80 unidades de cerveja e 13 bidões de mel natural, equivalente a 260 quilogramas exportados para a Namíbia.

Sublinhou que o sector tem como perspectivas de trabalho o reforço do comércio internacional, continuar a promover o fomento da exportação, com vista a reduzir as importações, contribuir para que a actividade produtiva e competitividade dos produtos nacionais da exportação sejam uma realidade.

Leia também
  • 08/11/2018 17:03:30

    Governo pede fim à fuga ao fisco

    Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo defendeu hoje, na cidade do Cuito, a necessidade da Delegação das Finanças pôr fim à fuga ao fisco, para que o Estado possa aumentar a colecta de receitas.

  • 03/11/2018 16:32:31

    Apreendidas diversas mercadorias por fuga ao fisco em Santa-Clara

    Ondjiva - Diversas mercadorias pertencentes a cidadãos nacionais que pretendiam atravessar a fronteira Namíbia/Angola, fugindo ao fisco, foram apreendidas nos últimos sete dias em Santa-Clara pela Polícia de Guarda de Fronteira no Cunene.

  • 29/10/2018 17:08:36

    Receitas fiscais crescem no Andulo

    Andulo - Quarenta milhões e 502 mil kwanzas é valor arrecadado de Janeiro a Setembro deste ano, pela Repartição Fiscal do município do Andulo, 130 quilómetros a Norte da cidade do Cuito (Bié), mais quatro milhões de kwanzas em relação ao igual período anterior.

  • 24/10/2018 18:39:06

    Cunene: Governador apela mais acção para geração de emprego

    Ondjiva - O sector privado deve ser mais proactivo para maior geração de emprego, apesar da situação actual da economia angolana, declarou hoje, quarta-feira, em Ondjiva, Cunene, pelo governador local, Vigílio Tyova.