Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Maio de 2018 | 17h35 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 09h25

Sistec reduz facturação e encerra lojas

Luanda - O volume de facturação da empresa Sistec (Sistemas, Tecnologias e Indústria) baixou, o equivalente em kwanzas, de USD 100 milhões em 2014, para USD 50 milhões em 2017, devido à escassez de divisas no mercado angolano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Rui Santos - PCA da SISTEC/arquivo

Foto: Lino Guimaraes

Interior de uma loja da SISTEC

Foto: Cortesia de Emília Manuel

Tal situação, que vem se arrastando desde 2014,  obrigou a direcção da empresa ao encerramento de algumas lojas  nas  províncias da Lunda Sul (Saurimo), Uíge, Cuanza Norte e Luanda (junto ao Largo do Ambiente), de acordo com o seu presidente Rui Santos, que falava à margem do seminário sobre tributação.

A empresa, no mercado há  25 anos, precisa de pelo menos  um milhão a um milhão e 500 mil dólares norte-americanos, por mês, para a importação de mercadorias e o abastecimento regular das lojas ainda em funcionamento, mas sem considerar os grandes projectos que tem em carteira.

Actualmente estão operacionais 24 lojas, que tem sido abastecidas com produtos adquiridos, localmente e outros importados por outras empresas.

Face ao contexto, a  Sistec  foi obrigada  a  negociar a  saída de  cerca de  700 funcionários,  num período de três anos  e  meio.

Para manter as restantes lojas,  procurou criar mais serviços que tornaram a empresa menos dependentes  de  produtos  importados directamente, sendo um processo que está a  ajudar  a “equilibrar o  barco”.

“Este não é um fenómeno que afecta  apenas  a Sistec, é uma situação que abrange outras empresas  que precisam de importar produtos”, concluiu.

A Sistec é uma empresa angolana que exerce a sua actividade há 25 anos e é líder de mercado nas áreas de produtos electrónicos informáticos e tecnologias de informação.

Assuntos Tecnologias  

Leia também
  • 16/01/2019 20:29:23

    TICs perturbam hábitos e comportamentos - UPAP

    Luanda - O secretário-geral da União Postal Panafricana do Correio - UPAP, Younouss Djibrine, considera que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) veio perturbar os hábitos e comportamentos em todos os níveis.

  • 19/12/2018 15:30:29

    Angotic 2019 vai destacar tecnologia agrícola

    Luanda - A 10ª edição do Fórum e Exposição Global de Tecnologia de Informação e da Comunicação (Angotic 2019), a decorrer de 18 a 20 de Junho próximo, no Centro de Convenções Talatona, sob lema ?Fazendo o futuro?, vai prestar especial atenção à tecnologia agrícola.

  • 04/12/2018 11:54:20

    Feira identifica cerca de 300 ideias e protótipos

    Luanda - A Feira do Inventor e Criador Angolano (FeICA) identificou, desde 2009, cerca de trezentas ideias, protótipos e produtos, dos quais cem foram internacionalizadas, através da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA), Alemanha.

  • 04/09/2018 18:41:34

    Amazon é a segunda companhia a valer USD 1 trilião

    Nova Iorque - A Amazon alcançou nesta terça-feira o valor de mercado de um trilião de dólares norte-americanos.