Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Maio de 2018 | 17h35 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 09h25

Sistec reduz facturação e encerra lojas

Luanda - O volume de facturação da empresa Sistec (Sistemas, Tecnologias e Indústria) baixou, o equivalente em kwanzas, de USD 100 milhões em 2014, para USD 50 milhões em 2017, devido à escassez de divisas no mercado angolano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Rui Santos - PCA da SISTEC/arquivo

Foto: Lino Guimaraes

Interior de uma loja da SISTEC

Foto: Cortesia de Emília Manuel

Tal situação, que vem se arrastando desde 2014,  obrigou a direcção da empresa ao encerramento de algumas lojas  nas  províncias da Lunda Sul (Saurimo), Uíge, Cuanza Norte e Luanda (junto ao Largo do Ambiente), de acordo com o seu presidente Rui Santos, que falava à margem do seminário sobre tributação.

A empresa, no mercado há  25 anos, precisa de pelo menos  um milhão a um milhão e 500 mil dólares norte-americanos, por mês, para a importação de mercadorias e o abastecimento regular das lojas ainda em funcionamento, mas sem considerar os grandes projectos que tem em carteira.

Actualmente estão operacionais 24 lojas, que tem sido abastecidas com produtos adquiridos, localmente e outros importados por outras empresas.

Face ao contexto, a  Sistec  foi obrigada  a  negociar a  saída de  cerca de  700 funcionários,  num período de três anos  e  meio.

Para manter as restantes lojas,  procurou criar mais serviços que tornaram a empresa menos dependentes  de  produtos  importados directamente, sendo um processo que está a  ajudar  a “equilibrar o  barco”.

“Este não é um fenómeno que afecta  apenas  a Sistec, é uma situação que abrange outras empresas  que precisam de importar produtos”, concluiu.

A Sistec é uma empresa angolana que exerce a sua actividade há 25 anos e é líder de mercado nas áreas de produtos electrónicos informáticos e tecnologias de informação.

Assuntos Tecnologias  

Leia também
  • 04/09/2018 18:41:34

    Amazon é a segunda companhia a valer USD 1 trilião

    Nova Iorque - A Amazon alcançou nesta terça-feira o valor de mercado de um trilião de dólares norte-americanos.

  • 02/08/2018 21:26:08

    Apple vale um bilião de dólares

    Luanda - A Apple tornou-se, esta quinta-feira, a primeira empresa privada do mundo a valer um bilião de dólares (cerca de 862 mil milhões de euros), ultrapassando gigantes tecnológicos como a Amazon e a Microsoft, noticiou a agência Reuters.

  • 25/07/2017 16:58:28

    Angola: Plataforma Angonix aumenta tráfego do serviço de internet

    Luanda - A plataforma Angonix, gerida pela empresa Angola Cables, registou, neste mês, um aumento no tráfego do serviço de internet, de 5.2 giga bits por segundo (Gbps), registado em Fevereiro último, para 10.8 Gbps, respectivamente.