Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Maio de 2018 | 17h50 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 17h48

Turistas sul-africanos visitam memorial da batalha do Cuíto Cuanavale

Menongue - Ex-militares sul-africanos, que combateram na província do Cuando Cubango, agora na condição de turistas visitaram terça-feira o memorial da batalha do Cuito Cuanavale e o triângulo do Tumpo, onde se encontram três tanques sul-africanos, abandonados durante a última batalha, travada naquele município, a 23 de Março de 1989, entre as ex-FAPLA e o exército sul-africano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuando Cubango: Tanque de guerra Oliphant, no triângulo de Tumpo, comunidade de Samaria (imagem de arquivo)

Foto: Rosário dos Santos

Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale. (Imagem de arquivo)

Foto: António Escrivão

Dos 100 sul-africanos estão nesta província desde domingo último, em caravana de amizade, 89 combateram na batalha do Cuíto Cuanavale, e pertenceram ao batalhão de infantaria e estiveram envolvidos na teatro das operações de 1987 a 1989.

O Tenente-coronel Gerahard Lowos, que dirigia naquela altura, a brigada de tanques, disse que o objectivo, era seguir até à ponte sobre o rio Cuíto e destruir a mesma, para impedir o avanço das FAPLA, para não atravessar e seguir em direcção à Mavinga, destruir as bases da UNITA.

Aquele oficial superior na reserva explicou que outro objectivo das tropas sul-africanas era proteger as bases da UNITA.

Afirmou que, depois dos três tanques accionar as minas, tiveram que terminar com a missão, o tempo ficou curto e não tinham combustível suficiente, tiveram que abandonar o local.

Assegurou ainda que a batalha do dia 23 de Março foi muito difícil para as topas sul-africanas, porque as FAPLA estavam atacar com ros versátil canhão BM-21, facto que lhe dificultou a vida.

 

Assuntos Angop  

Leia também
  • 15/05/2018 13:08:42

    Turismo constitui fonte para captar receitas

    Menongue - O turismo constitui uma das principais fontes de captação de receitas para o Cuando Cubango, daí a necessidade de mais investimentos, afirmou nesta segunda-feira o governador provincial, Pedro Mutindi.

  • 23/05/2017 11:43:00

    Conselho Fiscal da Angop quer melhoria de desempenho

    Luanda - O Conselho Fiscal da Agência Angola Press (Angop) visitou hoje, em Luanda, a sede da única agência de notícias do país, com o objectivo de constatar o seu funcionamento em relação à adopção das melhores práticas de gestão, num quadro de transparência nos processos de tomada de decisão.

  • 26/07/2015 02:16:30

    Filda2015: ANGOP supera concorrência na cobertura jornalística

    Luanda - A agência Angola Press (ANGOP) arrebatou, na noite de sábado, o prémio de melhor órgão de comunicação social na categoria "Imprensa Escrita" na cobertura da 32ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda2015).