Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Junho de 2018 | 15h59 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 15h59

Bengo: Feira da banana prestigia actividade agrícola

Caxito - O ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, afirmou nesta quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, que a feira da banana prestigia os produtores da banana, em particular, e todos aqueles que de uma forma ou de outra têm se dedicado à actividade agrícola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, na abertura da 7ª edição da feira da banana

Foto: Adão João Pedro

Ao discursar na abertura da 7ª edição da feira da banana (FEIBA), realçou que este tipo de eventos também tem trazido uma contribuição bastante positiva no tocante à comunicação entre produtores, à troca de experiências e sobretudo a possibilidade crescente de negócios.

A feira reúne técnicos, especialistas e produtores que durante três dias vão debruçar-se e debater sobre temas de transcendente importância no contexto actual da economia, tendo em conta a necessidade de melhorar a segurança alimentar da população.

Neste contexto, de acordo com o titular da pasta da Agricultura e Florestas, o processo produtivo nacional, com destaque para a agricultura familiar tem sido marcado ao longo dos anos, por um conjunto de factores endógenos e exógenos, que afectam a sua performance e o desempenho de que dela se espera.

Apontou entre outros, os principais factores de estrangulamento para o aumento da produção real e absoluta, a limitada disponibilidade de factores de produção no mercado nacional, os elevados preços praticados no mercado de insumos no país, a ausência de indústrias para o fabrico dos instrumentos de trabalho e os onerosos custos de importação dos mesmos.

“Estes e outros factores de estrangulamentos estão aliados a fraca capacidade, conhecimento e os elevados níveis de vulnerabilidade de muitas famílias no meio rural, a fraca cobertura para a assistência técnica institucional às famílias, o baixo uso de técnicas e tecnologias, a ausência de uma verdadeira política de subsídios/subvenções à agricultura e de uma política de crédito efectiva de modo apoiar verdadeiramente o agricultor”.

O ministro disse que para alterar o quadro, o Executivo aprovou um conjunto de programas e estratégias que visam melhorar o atendimento às famílias camponesas, tendo sublinhado que está igualmente a promover várias iniciativas estruturantes e de fomento ao sector agro-pecuário que possam contribuir para aumentar a produção agrícola, a oferta de alimentos, a criação de empregos e rendimentos, conforme estabelecido no plano de desenvolvimento 2018-2022.

A abertura da feira, que decorrerá até sábado, foi testemunhada pelo ministro da Comunicação Social, João Melo, o governador da província do Uige, Mpinda Simão e a governadora da província anfitriã, Mara Quiosa.

 

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 29/10/2018 17:15:42

    Capturadas mais de 13 mil toneladas de pescado

    Caxito - Treze mil toneladas e 916 quilogramas de pesca artesanal de pequena escala foram capturadas de Janeiro a Setembro deste ano, na província do Bengo, informou hoje em Caxito, o chefe do Departamento da Agricultura, Pecuária e Florestas, do Gabinete Provincial da Agricultura, Eliseu Simão Mateus.

  • 26/10/2018 12:55:48

    Bengo colhe 695 mil toneladas de produtos na campanha 2017/2018

    Caxito - Seiscentos e noventa e cinco mil 334 toneladas de produtos diversos foram colhidas na campanha agrícola 2017/2018, pelos camponeses da província do Bengo, numa área de 120 mil 560 hectares cultivados.

  • 11/10/2018 16:10:40

    Plano de Ordenamento das Pesca e Aquicultura chega ao Bengo

    Caxito - O Plano de Ordenamento das Pescas e Aquicultura 2018-2022 (Popa), que visa promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do sector a nível nacional, foi apresentado hoje, quinta-feira, em Caxito, aos membros do governo local, representantes dos armadores, aquicultores, associações e cooperativas de pescas do Bengo.

  • 10/10/2018 16:02:50

    Entreposto do Bengo com obras em atraso

    Luanda - As obras do entreposto de madeira da província do Bengo, que arrancaram em Agosto último, estão atrasadas e não há uma data determinada para sua conclusão, informou nesta quarta-feira o director-geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDEF), Simão Zau.