Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Junho de 2018 | 13h14 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 13h13

Executivo trabalha na consciencialização da acreditação

Luanda - Executivo angolano está a trabalhar no aumento da consciencialização e da importância da acreditação por ser uma ferramenta adoptada mundialmente para gerar confiança na actuação de organizações, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, a ministra da Indústria, Bernarda Martins.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bernarda Martins, Ministra da Indústria

Foto: Joaquina Bento

Ao falar no workshop sobre “A contribuição da acreditação para o aumento da confiança na actividade inspectiva”, numa promoção do Instituto Angolano de Acreditação do Ministério da Indústria, a ministra sublinhou que numa sociedade globalizada como a actual, os consumidores têm de ter confiança nos produtos nacionais e internacionais que adquirem, quer sejam produtos alimentares, medicamentos, aparelhos, electrónicos, brinquedos ou outros.

Para Bernarda Martins, a acreditação facilita o comércio nacional e internacional, as trocas comerciais e as relações entre o mercado e as autoridades reguladoras.
 

Disse ser um processo de reconhecimento formal, por um organismos de acreditação, que visa demonstrar o cumprimento de requisitos previamente definidos e a competência na realização das actividades realizadas, dentro do escopo definido.
 

“É fundamental assegurar um mundo mais seguro nestes tempos de globalização do comércio e de pressão para aumentar os lucros das empresas por parte dos seus accionistas, que criam condições para que apareçam no mercado produtos não conformes”, frisou.
 

O workshop sobre “A contribuição da acreditação para o aumento da confiança na actividade inspectiva”, numa promoção do Instituto Angolano de Acreditação do Ministério da Indústria, acontece em alusão ao dia mundial da acreditação, assinalado a 9 de Junho, que este ano decorre sob lema “Acreditação como contribuição para um mundo mais seguro”.
 

O dia Mundial da Acreditação foi instituído pelo fórum internacional da acreditação (IAF) e pela cooperação internacional de acreditação de laboratórios (ILAC), organizações encarregues pelo desenvolvimento de um único programa mundial de avaliação da conformidade.

 

Leia também
  • 17/05/2018 06:01:45

    Ministra visita unidades industriais do Cuanza Sul

    Luanda - A ministra da Indústria, Bernarda Martins, visita hoje, quinta-feira, algumas unidades fabris da província do Cuanza Sul, no quadro de uma agenda de trabalho que vai culminar no período da tarde com uma reunião com os directores provinciais do sector em todo país.

  • 20/04/2018 10:30:07

    Lançado livro sobre patentes e marcas

    Luanda - "Manual de direito de patentes e marcas" é o título de uma obra académica/técnica, da autoria do professor universitário, Sadraque Vicente, lançado, quinta-feira, em Luanda, para apoiar principalmente empresários, juristas e estudantes.

  • 19/04/2018 09:02:04

    Americana investe USD 200 milhões na indústria alimentar

    Sumbe - A companhia americana TSG Global Holdings tem disponível 200 milhões de dólares norte-americanos para investimento directo no sector industrial em Angola, disse nessa quarta-feira, no Porto Amboim, Província do Cuanza Sul, o Presidente do Conselho de Administração, Rubar Sandi.