Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

11 Outubro de 2018 | 15h43 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 15h43

Governador incentiva aumento da pesca artesanal

Camacupa - O governador do Bié, Pereira Alfredo, incentivou quarta-feira última, o aumento da captura do pescado nos rios Kwanza, Cunje e outros no município de Camacupa, 82 quilómetros a leste do Cuito, com a entrega de material de pesca e de extracção do mel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Governador entrega material de trabalho aos aquicultores e piscicultores

Foto: Leonardo Castro

Do material entregue pelo governante, enquadrado no programa de combate à fome e à pobreza, consta seis quites de piscicultura (caixa térmica, redes, anzol) e 18 colmeias e seus respectivos equipamentos de protecção para a extracção do mel.

Em declarações à Angop, o governador, Pereira Alfredo disse que a acção visa apoiar as pequenas cooperativas da província para o desenvolvimento da sua actividade e garantir o auto-sustento das suas famílias.

A ideia, segundo o governante é continuar a incentivar os pequenos aquicultores, piscicultores e camponeses para o fomento da diversificação da economia da província.

Em nome dos demais, o ancião António Sangueve de 78 anos de idade, produtor do mel a 36 anos, enalteceu a acção do governo pelo apoio, avançando que com a oferta poderá certamente aumentar a produção que considera ser rentável em função da procura.

O ancião revelou que para além do mel retirado das colmeia, extrai-se outro produto muito procurado denominado “cerra”, destinado para a cura de várias enfermidades.

António Manuel (pescador) que igualmente louvou a iniciativa do governo, pediu ainda mais apoios, sobretudo quanto a equipamentos para a conservação do pescado, bem como mais abertura por parte das empresas na comercialização do pescado.

Assuntos Pesca   Província » Bié  

Leia também
  • 08/11/2018 17:03:30

    Governo pede fim à fuga ao fisco

    Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo defendeu hoje, na cidade do Cuito, a necessidade da Delegação das Finanças pôr fim à fuga ao fisco, para que o Estado possa aumentar a colecta de receitas.

  • 01/11/2018 16:57:47

    Energia e Águas e Pescas querem valorizar recursos hídricos

    Luanda - Os ministérios da Energia e Águas e das Pescas e do Mar assinaram nesta quinta-feira, em Luanda, um protocolo de partilha de dados sobre a utilização dos recursos hídricos, uma medida que visa proteger e valorizar mais os recursos hídricos nacionais.

  • 01/11/2018 16:06:46

    Pesca artesanal impulsiona economia

    Luanda - O subsector da pesca artesanal continua a ser o impulsionador do progresso económico e social das comunidades, contribuindo na segurança alimentar e nutricional, criação de mais empregos e o aumento dos rendimentos das famílias, afirmou hoje, em Luanda, a ministra das Pescas e do Mar, Victória de Barros.

  • 31/10/2018 19:18:42

    Mais de dois mil hectares corrigidos com calcário

    Cuito - Mais de dois mil hectares terra desbravados mecanicamente na presente na presente campanha agrícola serão corrigidos com o calcário dolomítico, de modo a aumentar e melhorar a colheita de cereais.