Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

12 Fevereiro de 2019 | 18h54 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2019 | 18h53

Fazenda Filomena aumenta produção de ovos

Caxito - O aviário "Fazenda Filomena" na localidade do Panguila, província do Bengo, vai aumentar, nos próximos tempos, a produção de ovos, de 880 mil/dia para um milhão e duzentos mil ovos/dia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ovos

Foto: Frederico Herculano/arquivo

Em declarações à imprensa, o administrador do aviário, Sidney Ferreira, explicou que o empreendimento que ocupa uma área de 16 hectares, tem 12 naves com tecnologia de ponta, das quais nove estão destinadas a produção de ovos e três a criação de pintainhos.

Orçado em cerca de 30 milhões de dólares, o projecto gerou emprego para 300 jovens e a falta de matéria-prima para produção de ração animal (milho) constitui a principal dificuldade da empresa.

O aviário comporta ainda uma fábrica de ração animal para o consumo interno, de adubo orgânico, um laboratório de qualidade, sistema de captação e tratamento de água.

Grande parte da produção é escoada para os principais mercados formais e informais da capital do país (Luanda) enquanto outra é consumida na província do Bengo.

A produção de ovos no Bengo está limitada apenas ao município do Dande. Os serviços de veterinário controlam três aviários - Angolaves, Fazenda Filomena e Isapa.

De Janeiro a Outubro de 2018 foram produzidos na província cento e 17 milhões, 770 mil e 734 ovos contra 63 milhões e 626 mil e 113 ovos do período homologo.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 11/02/2019 23:23:57

    Governadora pede maior participação dos empresários

    Caxito - A governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, pretende uma maior participação dos empresários locais no processo de crescimento e desenvolvimento da província, com vista à elevação da qualidade de vida das populações desta região do país.

  • 08/02/2019 19:20:59

    Bengo começa a emitir localmente alvará industrial

    Caxito - O Bengo é a primeira província do país a emitir localmente o alvará industrial, após o lançamento hoje, sexta-feira, deste procedimento feito pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, em Caxito.

  • 08/02/2019 18:16:51

    Dembos ganha parque industrial rural

    Caxito - O município dos Dembos, província do Bengo, vai contar ainda este ano com um parque industrial rural, a ser erguido numa área de três hectares e meio (extensível até dez hectares), para transformar a produção agrícola da região.