Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Novembro de 2019 | 16h32 - Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 16h31

Governo disponibiliza 50 tractores para mecanização agrícola

Huambo - Vinte tractores, dos 50 disponibilizados pelo Governo da província do Huambo, foram distribuídos hoje, sexta-feira, com as respectivas grades e alfaias, a dois operadores, como forma de estimular a produção agrícola mecanizada, tendo em conta os desafios da diversificação económica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Director de Gabinete da Agricultura assina termo de responsabilidade

Foto: Aurélio Janeiro

Governadora Joana Lina, procede entrega das chaves.dos Tractores

Foto: Aurélio Janeiro

A governadora da província do Huambo, Joana Lina, orientou o acto, depois da realização do concurso público, decorrido recentemente, enquanto ao director do Gabinete da Agricultura coube-lhe a responsabilidade de assinar o termo de entrega, subscritos pelas empresas AGRO-MECATEC e ANACAVA, na condição de beneficiários.

Na ocasião, a governante pediu maior responsabilidade dos operadores no cuidado dos meios postos à disposição, de modo a contribuírem para o relançamento da agricultura mecanizada na província, tida no passado como o celeiro de Angola.

Disse tratar-se de cinco brigadas de mecanização agrícola que terão a responsabilidade de desbravar a terra e colocar a região no lugar que sempre ocupou no contexto agrícola nacional, como principal celeiro de Angola.

Por seu turno, o chefe do departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) nesta província, Victorino Chonguela, disse que as 50 maquinais postas à disposição vão apoiar a preparação de terras de cultivo e, ao mesmo tempo, aumentar as áreas de produção, para fazer face aos desafios do reforço da segurança alimentar e da diversificação económica.

Referiu que agricultura é uma actividade complexa e cuja preparação mecanizada apresenta-se como uma aposta certa para reduzir as dificuldades com que se debatem os camponeses, começando pelos fertilizantes, sementes e acidentes dos solos, cujo trabalho completo por um hectar está avaliado em 60 mil kwanzas, 45 mil dos quais subvencionados pelas autoridades.

Victorino Chonguela informou que os tractores são parte de todo processo de preparação, que, por sua vez, irão contribuir para o aumento da colheita e, por conseguinte, melhorar o bem-estar das famílias, com a obtenção de mais rendimentos.

Área disponível para o cultivo

Para época agrícola 2019/2020, foram preparados 414 mil hectares de terras, contra os 381 mil que estavam disponíveis na campanha anterior, um aumento da área de produção, estimado em 2,5 por cento, no quadro da estratégia da criação de condições para o aumento da produtividade.

Entretanto, espera-se uma colheita na ordem de um milhão e 148 mil toneladas de produtos diversos, com objectivo de superar a produção da campanha anterior de milhão e 115 mil toneladas.

Deste modo, foram distribuídas mil e 228 toneladas de fertilizantes do tipo 12/24/12, a 211 mil famílias camponesas dos 11 municípios.

Conhecida no passado como “Rainha do Milho de Angola”, a província do Huambo, planalto central de Angola, possui uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, na sua maioria camponeses,  que faz das potencialidades agro-pecuárias, a principal fonte de rendimento.

Existem nos 11 municípios desta província, no planalto central de Angola, 71 mil e 647 associações de camponesas e 14 mil e 939 cooperativas, num universo de 247 mil e 181 famílias.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 15/11/2019 12:19:53

    Banco Yetu abre primeira agência no Huambo

    Huambo - O sistema bancário da província do Huambo conta desde hoje, sexta-feira, com a primeira agência do Banco Yetu, com abertura de um posto de atendimento na parte baixa da capital do planalto central, em acto orientado pela governadora local, Joana Lina.

  • 14/11/2019 15:11:35

    Preparados 17.6 hectares de terras aráveis na comarca do Cambiote

    Huambo - Pelo menos 17.6 hectares de terras aráveis foram preparados pela direcção da comarca do Cambiote, a 10 quilómetros da cidade do Huambo, para o cultivo de diversos produtos, na campanha agrícola 2019/2020, com objectivo diversificar as fontes de sustento dos mil e 366 reclusos.

  • 13/11/2019 21:11:31

    Governo lança programa de revitalização da cultura do café

    Mundo - O ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis, procedeu hoje, quarta-feira, no município do Mungo (Huambo), ao lançamento do Programa de Revitalização da Cultura do Café Arábica no sector familiar, com o objectivo de contribuir para as estratégias de combate à pobreza e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a qualidade alimentar.