Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Dezembro de 2019 | 21h03 - Actualizado em 03 Dezembro de 2019 | 16h23

Empresários na conferência económica da CPLP

Lubango - A mobilidade e atribuição de vistos no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) destacam-se nas temáticas a serem abordadas durante a segunda Conferência Económica do Mercado da organização, a decorrer terça-feira, na cidade do Porto (Portugal).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Delegação huilana ao encontro da CPLP

Foto: Cortesia/José Arão

De acordo com uma nota da delegação provincial da Associação Industrial de Angola (AIA) a que a Angop teve acesso hoje, o encontro vai reflectir sobre o aumento das ligações aéreas e marítimas entre os Estados-membros e uma maior integração de mulheres e jovens nas instituições.

A iniciativa decorre no âmbito das comemorações dos 15 anos da Comissão Empresarial da CPLP, que vai caracterizar o mercado e a criação de grupos de trabalho para a mobilidade, emigração e diáspora, coordenação e ligação entre os tribunais arbitrais e a CPLP, manual de ética e de compliance das empresas e energias renováveis na comunidade.

A delegação angolana integra 11 delegados huilanos, entre membros do governo e empresários.

O encontro que prevê a participação de mais de 400 delegados dos diversos países da CPLP, constitui uma oportunidade para radiografar o trabalho desenvolvido pela região que compreende os países da lusofonia.

De Angola participam assim um total de 61 individualidades, de diversas províncias do país, liderada pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior.

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) foi fundada em Lisboa, em Junho de 2004, que visa o desenvolvimento e cooperação do empresariado dentro da comunidade, tendo como missão, a criação de uma rota de investimentos dentro dos seus países membros, estimulando a parceria entre as suas instituições.

A CE-CPLP, tem o objectivo principal de facilitar e fortalecer as relações empresariais entre associações e entidades empresariais dos países filiados, incrementando os negócios, importações e exportações nos espaços económicos onde estes países estão inseridos.

A CPLP foi criada em 1996 e conta com nove membros, nomeadamente, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A 1ª Conferência Económica do Mercado decorreu em Maio de 2018, na cidade de Maputo, na República de Moçambique.

Leia também
  • 03/12/2019 04:41:16

    Empresários na Huíla capacitados sobre mercado e comércio internacional

    Lubango - Oitenta empresários da província da Huíla participam desde segunda-feira num seminário de capacitação e qualificação em matérias ligadas às estratégias de mercado, plano de negócios, comunicação e comércio internacional, com o objectivo de melhorar a sua produção.

  • 30/11/2019 10:12:04

    Número de empresas madereiras cai para metade na província

    Lubango - O número de empresas exploradoras de madeira, licenciadas e controladas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), na Huíla,caiu de 12 em 2017 para seis no ano em curso, por dificuldades de reposição do material de exploração.

  • 30/11/2019 09:29:35

    Celebrados 216 contratos de habitação na Centralidade Quilemba

    Lubango - Pelo menos 854 residências disponibilizadas na primeira fase na centralidade da Quilemba, no Lubango (Huíla), correspondentes a um quarteirão, 216 já têm celebrados os contratos de arrendamento com a Imogestin e o departamento provincial do Instituto Nacional de Habitação e estão habitadas.