Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Junho de 2019 | 17h20 - Actualizado em 26 Junho de 2019 | 17h20

Actualização do Código vai atrair investimentos

Luanda - O bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola, Augusto Paulino Neto, considerou hoje, em Luanda, ser fundamental a implementação de um novo código mineiro mais abrangente, eficaz e que contenha incentivos fiscais e financeiros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o responsável, um código mineiro abrangente vai permitir a criação de um ambiente atractivo e competitivo, premissa importante para o desenvolvimento da economia nacional.

Ao falar na primeira edição fórum anual de líderes mineiros angolanos “Fórum Angola Mining”, uma iniciativa da “Bumbar Mining”, disse fundamental que essas medidas sejam acompanhadas pela existência de instituições públicas robustas, dotadas de pessoas competentes e sérias em relação aos objectivos.

Para atracção dos investimentos, disse ser necessário o acesso aos depósitos e um ambiente com estabilidade económica e social, assim como regras claras para expatriação de capitais serem igualmente essenciais.

Entretanto, o engenheiro disse ser essencial que os benefícios resultantes da produção mineira no país sejam utilizados em projectos que visam desenvolver o sector.

Augusto Paulino Neto sublinhou que os países com potencial em recursos minerais, como Angola, têm de acelerar o investimento em pesquisa geológica, para conhecer o seu real potencial e aumentar a percentagem do território mapeado e estratégias claras, sobre o que se pretende no respectivo sector.

Congratulou-se com as reformas em curso no sector mineiro, que vão culminar, numa primeira fase, com a criação da Agência de Recursos Minerais Sólidos, prevista para 2020, e a revisão do código mineiro para o tornar mais abrangente, moderno e eficaz.

Leia também
  • 26/06/2019 16:43:41

    Agência de recursos minerais entra em acção em 2020

    Luanda - Uma comissão dos Ministérios dos Recursos Minerais e Petróleos e das Finanças está a trabalhar na criação de condições para entrada em funcionamento em 2020 da Agência Nacional dos Recursos Minerais Sólidos, anunciou hoje, em Luanda, o secretário de Estado para Geologia e Minas, Jânio Corrêa Victor.

  • 25/06/2019 17:35:42

    Bumbar Mining realiza 1º fórum de liderança mineira

    Luanda - O primeiro fórum empresarial de liderança mineira “Angola Mining Talks” acontece nesta quarta-feira, em Luanda, com o objectivo de avaliar o contexto da indústria mineira local e inferir sobre os desafios enfrentados pelos gestores para manter empresas viáveis e sustentáveis em Angola.

  • 15/04/2019 18:52:14

    Projecto de ouro prevê facturar USD 64 milhões/ano

    Luanda - Sessenta e quatro milhões e 376 mil de dólares será o valor da facturação anual, resultante da venda de 53 mil e 647 onças, que começam a ser produzidas no primeiro semestre do ano em curso no projecto de exploração de ouro de Chipindo, na província da Huíla.