Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Junho de 2019 | 09h56 - Actualizado em 29 Junho de 2019 | 09h56

Serviços mínimos bancários isentos do IVA

Luanda - Fonte do Banco Nacional de Angola (BNA) esclareceu, este sábado, em Luanda, que apenas os serviços mínimos bancários estarão isentos do pagamento do imposto de valor acrescentado (IVA), que deverá vigorar a partir de 1 de Outubro próximo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Banco Nacional de Angola esclarece sobre serviços mínimos bancários isentos de IVA.

Foto: Nelson Malamba

De acordo com a fonte, apenas estarão isentos do pagamento do IVA os “serviços mínimos bancários”, especificados no artigo 4º do Aviso nº 3/2018, de 2 de Março, que estabelece o conjunto de serviços mínimos bancários isentos de cobrança de comissões.

O informador esclarecia sobre notícias alegadamente veiculadas por alguns órgãos de comunicação, dando nota de que os “clientes particulares”, nomeadamente os pequenos depositantes, estariam “isentos do pagamento de IVA”.

Essa informação, segundo esclarece, “pode levar os consumidores de produtos e serviços financeiros, e a sociedade em geral, a informações erróneas”, sublinha o informador.

A isenção de cobrança de comissões consagrada no aviso aplica-se às contas, individuais ou colectivas, detidas por clientes particulares, às contas bancárias existentes à data da sua publicação, bem como às contas bancárias abertas a partir da sua entrada em vigor.

Os serviços mínimos bancários a que se refere o aviso são a abertura, manutenção e encerramento de conta de depósito à ordem, com excepção de contas que requeiram a atribuição de gestor dedicado, o processamento da prestação de crédito e de débitos directos e a consulta de movimentos de conta através de ATM e banca electrónica.

Dos serviços mínimos bancários previstos para serem isentos do IVA, constam, ainda, a transferência bancária através de ATM e banca electrónica, disponibilização um extracto por mês por cada conta.

Por último, serão também isentados de pagamento a disponibilização de informação de consulta de movimentos de cada conta nos últimos 90 dias, através de banca electrónica, emissão do primeiro cartão de débito e substituição do mesmo por caducidade para a movimentação de todos os tipos de conta.

Assuntos Angola   Receitas  

Leia também
  • 22/06/2019 10:40:59

    Angola participa na 41ª sessão da conferência da FAO

    Roma - Angola participa na 41ª sessão da conferência da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a decorrer em Roma, de 22 a 29 de Junho, cuja agenda é dominada pela eleição do novo director-geral desta agência das Nações Unidas.

  • 21/06/2019 23:31:48

    Bié: Empresas ficam em regime de exclusão na aplicação do IVA

    Cuito - Maior parte das empresas que operam na província do Bié ficarão excluídas do regime do IVA, por serem consideradas de pequenos contribuintes, pelo que não devem cobrar o IVA na facturação dos produtos

  • 19/06/2019 18:10:20

    Receitas fiscais aumentam em mais de AKz 800 milhões

    Sumbe - A Repartição Fiscal do Sumbe arrecadou, de Janeiro a Maio deste ano, dois mil milhões, 160 milhões, 208 mil 162 Kwanzas, um aumento de 812 milhões 462 mil 038 kwanzas em relação ao igual período anterior.