Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Julho de 2019 | 12h33 - Actualizado em 25 Julho de 2019 | 13h26

Ende instala contadores pré-pagos no Zaire

Mbanza Kongo - Mil e 128 contadores pré-pagos, dos nove mil e 310 previstos até princípio de 2020, foram instalados nos últimos dois anos em três municípios da província do Zaire pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (Ende), informou hoje à Angop, o director local da instituição, Filipe Domingos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logótipo da ENDE

Foto: Divulgação

Segundo Filipe Domingos, beneficiaram da instalação dos aparelhos os municípios de Mbanza Kongo (44 contadores), Soyo (800) e Cuimba (284).

A colocação dos aparelhos estão inseridos no projecto de electrificação das sedes municipais da região, lançado pelo Executivo em 2017, através da interligação com a rede eléctrica nacional, e que deverá abarcar também os municípios do Tomboco e Nóqui.

Justificou que este investimento enquadra-se nos planos da Ende de arrecadação de mais receitas através da expansão dos serviços. Deste, disse o gestor, espera que os nove mil e 310 clientes previstos passem a pagar regularmente a energia consumida.

Disse ser propósito da empresa a adesão de todos os clientes ao sistema pré-pago para se evitar dívidas e a ajudar a racionalização no consumo de energia eléctrica.

O projecto prevê, igualmente, a montagem de 95 Postos de Transformação de energia (PT) nas seis municípios da província.

Actualmente, a Ende controla 24 mil e 108 clientes no seis municípiosaire, número que para o responsável tende a aumentar, com o programa de expansão dos serviços.

A província do Zaire possui uma população estimada em 594 mil e 428 mil habitantes distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Tomboco e Nóqui.

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 24/07/2019 12:58:38

    IPA quer fábrica de ração para peixe no Zaire

    Soyo - O Instituto de Pesca Artesanal (IPA) manifestou hoje a necessidade de uma fábrica de ração para facilitar a actividade dos criadores de peixe (piscicultores) na província do Zaire. O responsável da instituição, Álvaro Jorge, disse que os empreendedores compram o produto na vizinha República Democrática do Congo (RDC).

  • 24/07/2019 12:18:11

    Soyo terá nova linha de abastecimento de água potável

    Soyo - Uma nova linha de abastecimento de água potável para a cidade do Soyo, província do Zaire, capaz de bombear 900 metros cúbicos/hora, está em construção para aumentar a actual capacidade fixada em 375 metros cúbicos por hora.

  • 23/07/2019 18:27:30

    Vila do Tomboco ligada à rede eléctrica nacional

    Mbanza Kongo - A vila do Tomboco, 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai a partir do dia 26 deste mês beneficiar da energia da rede nacional, gerada por centrais hidroeléctricas do país.