Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

24 Julho de 2019 | 12h58 - Actualizado em 24 Julho de 2019 | 13h50

IPA quer fábrica de ração para peixe no Zaire

Soyo - O Instituto de Pesca Artesanal (IPA) manifestou hoje a necessidade de uma fábrica de ração para facilitar a actividade dos criadores de peixe (piscicultores) na província do Zaire. O responsável da instituição, Álvaro Jorge, disse que os empreendedores compram o produto na vizinha República Democrática do Congo (RDC).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A inexistência de uma unidade fabril na região tem dificultado o desenvolvimento da piscicultura em quase todos os municípios da província disse à Angop o responsável do IPA, que espera ver implementado este projecto para relançar a actividade.

Informou que 30 criadores de tilápias controlados pela sua instituição na região têm se deslocado constantemente para a vizinha República Democrática do Congo (RDC), onde adquirem a ração para alimentar a cria, frisando que muitos acabam por desistir por dificuldades de vária ordem.

Apelou ao empresariado local para investir neste ramo por constituir uma actividade geradora de riqueza para o sustento de famílias e a consequente criação de mais postos de trabalho.

“Embora de forma tímida, os municípios de Mbanza Kongo, Cuimba, Soyo e Nóqui já estão a dar passos significativos quanto à piscicultura. Já há peixe no mercado resultante dessa actividade”, disse a fonte, sem precisar a quantidade capturada.

O IPA no Zaire controla 30 criadores de peixe, que desenvolvem a sua actividade há cerca de cinco anos.
 

Leia também
  • 24/07/2019 12:18:11

    Soyo terá nova linha de abastecimento de água potável

    Soyo - Uma nova linha de abastecimento de água potável para a cidade do Soyo, província do Zaire, capaz de bombear 900 metros cúbicos/hora, está em construção para aumentar a actual capacidade fixada em 375 metros cúbicos por hora.

  • 23/07/2019 18:27:30

    Vila do Tomboco ligada à rede eléctrica nacional

    Mbanza Kongo - A vila do Tomboco, 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai a partir do dia 26 deste mês beneficiar da energia da rede nacional, gerada por centrais hidroeléctricas do país.

  • 19/07/2019 02:24:19

    Energia do Ciclo Combinado beneficia três milhões de consumidores

    Soyo - Cerca de três milhões de consumidores de dez províncias do país beneficiarão até Setembro deste ano de energia eléctrica produzida pela central do Ciclo Combinado do Soyo, província do Zaire, afirmou nesta quinta-feira, o director-geral adjunto do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), Euclides de Brito.