Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

23 Julho de 2019 | 18h27 - Actualizado em 23 Julho de 2019 | 18h38

Vila do Tomboco ligada à rede eléctrica nacional

Mbanza Kongo - A vila do Tomboco, 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai a partir do dia 26 deste mês beneficiar da energia da rede nacional, gerada por centrais hidroeléctricas do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Subestação eléctrica

Foto: ANGOP

A ligação será fruto da conclusão das obras de construção da subestação eléctrica local, na periferia da vila, com uma potência de 220/30 KV, iniciadas em 2017.

A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, em Mbanza Kongo, pelo director provincial da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Filipe Domingos.

O responsável avançou que a vila do Tomboco deverá ser alimentada por uma potência de 60 MW, numa primeira fase, para beneficiar dois mil e 70 clientes.

Actualmente, a sede municipal do Tomboco é servida por centrais térmicas, controladas pela administração municipal.

Para facilitar a interligação da vila do Tomboco, a fonte adiantou que as cidades de Mbanza Kongo, Soyo e as vilas do Nzeto e Cuimba, que já beneficiam desta energia da rede nacional, deverão sofrer apagões, nos dias 26 a 31 do mês em curso, de forma alternada.

Como alternativa, disse,  auqelas cidades serão abastecidas por fontes térmicas de geração de energia eléctrica durante o período de restrição.

Informou que, o projecto de energização da província do Zaire, iniciado em 2017, sob a alçada do Ministério de tutela, contempla a instalação de uma potência de 170 MW, distribuída para os distintos municípios, em função do número de habitantes e da actividade económica ou industrial.
 

Deu ainda a conhecer que, actualmente, decorrem os trabalhos da instalação de 95 postos de transformação de energia (ptes) com o sistema de contadores pré-pagamento, que prevê beneficiar  nove mil e 310 clientes, a nível da região.

A ENDE conta com 24 mil e 198 clientes a nível da província do Zaire. Com a ligação da vila do Tomboco, cinco das seis sedes municipais da província do Zaire passam a beneficiar de energia da rede nacional, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto e Cuimba.

Por ligar está a vila fronteiriça do Nóqui, cujos trabalhos de construção da subestação eléctrica e da linha de transporte de energia decorrem a bom ritmo.

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 19/07/2019 02:24:19

    Energia do Ciclo Combinado beneficia três milhões de consumidores

    Soyo - Cerca de três milhões de consumidores de dez províncias do país beneficiarão até Setembro deste ano de energia eléctrica produzida pela central do Ciclo Combinado do Soyo, província do Zaire, afirmou nesta quinta-feira, o director-geral adjunto do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), Euclides de Brito.

  • 18/07/2019 19:52:08

    Pescas podem equilibrar balança comercial no Zaire

    Mbanza Kongo - O sector das Pescas é um dos pontos fortes da economia da província do Zaire, espaço territorial em que o Presidente da República, João Lourenço, trabalha nessa quinta e sexta-feira.

  • 18/07/2019 17:48:23

    Ende interrompe fornecimento de energia no Sequele e Kifangondo

    Luanda - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) vai interromper o normal fornecimento de energia eléctrica nesta sexta-feira, das 07 às 17 horas, na zona do Sequele e EPAl Kifangondo.