Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

01 Agosto de 2019 | 12h16 - Actualizado em 01 Agosto de 2019 | 12h16

Tomboco já recebe energia da rede nacional

Mbanza Kongo - Quatro mil e 959 habitantes da vila do Tomboco, 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, começaram nesta quarta-feira a beneficiar da energia eléctrica da rede nacional, produzida por centrais hidroeléctricas, termicas e a gás do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Subestação eléctrica

Foto: ANGOP

Para a implementação deste projecto, enquadrado no programa de electrificação das sedes municipais da província do Zaire, foi instalada na localidade de Santa, 12 quilómetros da vila, uma subestação eléctrica com uma potência de 220/30 KV.

O processo de electrificação da província do Zaire, iniciado em 2017 pelo Ministério da Energia e Águas, já contemplou as sedes municipais de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto, Cuimba e Tomboco, faltando a vila fronteiriça do Nóqui, cujos trabalhos de construção da subestação local e da linha de transporte decorrem a um ritmo acelerado.

A sede comunal de Kinsimba e algumas aldeias existentes ao longo da estrada que separa a vila do Tomboco da sede comunal também beneficiarão desta energia da rede nacional, numa primeira fase, que prevê, também, a instalação de mil e 650 contadores do sistema pré-pagamento.

A subestação eléctrica do Tomboco, construída numa área de 993.4 metros quadrados.

O chefe de divisão do projecto de electrificação do Tomboco, Kitoko Tuzolana, informou que o projecto contempla a montagem de 18 postos de transformação (PT) e vai estender-se até à aldeia do Kembo, 34 quilómetros da vila.

Por sua vez, o director do projecto de electrificação do Zaire, José dos Prazeres Coimbra, explicou que com a ligação da subestação do Tomboco, a terceira das quatro previstas, a província atinge 89 por cento dos trabalhos já realizados neste sector.

Anunciou, para o próximo mês de Setembro deste ano, a inauguração da subestação do município do Nóqui, com capacidade de 10 Megawatts.

O administrador municipal do Tomboco, Alberto António dos Santos, admitiu que a chegada da energia da rede nacional vai alavancar o desenvolvimento socioeconómico da circunscrição.

A vila do Tomboco tem uma população estimada em 24 mil e 839 habitantes.

 

Assuntos Energia   Província » Zaire  

Leia também
  • 26/07/2019 15:51:34

    Um terço das ligações domiciliares eléctricas já implementado

    Luanda - Um terço do projecto de um milhão de ligações domiciliares de energia eléctrica previstas, para o quinquénio 2018/2022, foi já executado pelo sector, segundo anunciou nesta sexta-feira o director do gabinete de estudo, planeamento e estatística do Ministério de Energia e Águas, José Salgueiro.

  • 25/07/2019 12:33:05

    Ende instala contadores pré-pagos no Zaire

    Mbanza Kongo - Mil e 128 contadores pré-pagos, dos nove mil e 310 previstos até princípio de 2020, foram instalados nos últimos dois anos em três municípios da província do Zaire pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (Ende), informou hoje à Angop, o director local da instituição, Filipe Domingos.

  • 24/07/2019 12:58:38

    IPA quer fábrica de ração para peixe no Zaire

    Soyo - O Instituto de Pesca Artesanal (IPA) manifestou hoje a necessidade de uma fábrica de ração para facilitar a actividade dos criadores de peixe (piscicultores) na província do Zaire. O responsável da instituição, Álvaro Jorge, disse que os empreendedores compram o produto na vizinha República Democrática do Congo (RDC).