Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Setembro de 2019 | 18h07 - Actualizado em 10 Setembro de 2019 | 19h44

Cunene aumenta proposta orçamental para 2020

Ondjiva - A proposta orçamental da província do Cunene para 2020, no Orçamento Geral de Estado (OGE), está estimada em 34,5 mil milhões de kwanzas (AKz), contra os 27,6 mil milhões do ano em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cunene:O governador do Cunene, Vigílio Tyova.

Foto: JOSÉ CACHIVA

Esta previsão foi apresentada hoje no Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, pelo secretário-geral do governo do Cunene, Domingos Wango, que justificou vir a proposta facilitar a continuidade dos antigos projectos na região.

Ao apresentar, nesta terça-feira, o documento na reunião do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade, o secretário-geral do governo do Cunene, Domingos Wango, disse que o aumento da dotação facilitará a execussão de antigos projectos.

Com este aumento da dotação financeira prevista para 2020, disse o responsável, serão realizadas despesas de funcionamento, programa integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza, despesas com o pessoal e serviços.  

Explicou que entre os projectos previstos para 2020 constam a construção, reabilitação e apetrechamento de escolas, reabilitação do Hospital Geral de Ondjiva, melhoria da assistência médica e medicamentosa, bem como a melhoria do saneamento básico e dos transportes públicos.

Domingos Wango afirmou, igualmente, que constam do Programa de Investimento Público (PIP 2020), o fomento da produção agrícola, a reabilitação de edifícios públicos, a melhoria do fornecimento de energia e água, a protecção da criança e o asseguramento da iluminação pública nas comunas.

Sobre a proposta orçamental do Cunene para 2020, o governador do Cunene, Vigílio Tyova, que orientou o encontro, disse que a dotação financeira proposta permitirá concluir projectos inacabados por falta de verbas, caso não for reduzida.

 “Devemos direccionar as prioridades em função do valor, para permitir executar todas acções sociais que beneficiem e elevem a qualidade de vida das populações a nível dos seis municípios da província do Cunene”, referiu.

A reunião, para além de apreciar a distribuição dos tectos orçamentais pela Unidades Orçamentadas, analisou também os projectos de investimento público em curso, bem como as acções previstas para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Com uma extensão territorial de 75 mil e 955 metros quadrados, a província do Cunene, localizada no sul de Angola, comporta seis municípios, 20 comunas, 51 bairros urbanos e 765 aldeias rurais. A região tem uma população estimada em um milhão, 157 mil e 491 habitantes, conforme Censo Geral da População 2014.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 10/09/2019 19:07:40

    Governador pede aumento de polícias nos corredores de transumância

    Ondjiva - O governador da província do Cunene, Vigílio Tyova, pediu hoje, em Ondjiva, o aumento do policiamento nos três corredores de transumância criados na região, para impedir o roubo do gado a sobreviver nessas zonas.

  • 08/09/2019 01:38:46

    Cunene: Angola oferece bom ambiente de negócios

    Ondjiva - A directora da Câmara de Comercia Angola e Brasil, Camila Silva afirmou sábado, em Ondjiva, na província do Cunene, que o país oferece melhores condições de negócios para impulsionar e diversificação da economia.

  • 04/09/2019 20:11:43

    FIDA disponibiliza USD sete milhões para agricultura familiar

    Ondjiva - Sete milhões de dólares norte-americanos foram disponibilizados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para o apoio do programa de Reabilitação da Agricultura e Resiliência (ART), dirigido às famílias camponesas, nas províncias do Cunene, Benguela e Huíla.