Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Setembro de 2019 | 19h42 - Actualizado em 26 Setembro de 2019 | 19h41

Taxa de ocupação hoteleira baixa no Cunene

Ondjiva - A taxa de ocupação hoteleira na província do Cunene, passou de 53 por cento em 2018 para 48 em 2019, informou hoje, quinta-feira, em Ondjiva, o director em exercício do gabinete da Juventude, Desporto e Turismo no Cunene, Fernando Hipunhati.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Retrato de unidade hoteleira.

Foto: Estevão Manuel

Uma província com 641 quartos disponíveis e que perfazem 850 camas, distribuídos em dois hotéis, 38 pensões, 10 hospedarias e 156 restaurantes e similares a taxa de ocupação registou uma queda de cinco por cento, reforçou à Angop, o responsável.

Informou que devido as dificuldades no acesso às divisas, muitos cidadãos singulares, assim como comerciantes deixaram de recorrer a zona fronteiriça de Santa-Clara, fronteira com a vizinha República da Namíbia, para trocas comercias e outros serviços, apesar dos preços das diárias a nível das unidades hoteleiras manterem-se estáveis com uma variação de AKz 8 mil a 35 mil por quarto.

Fernando Hipunhati fez saber que nos últimos quatro anos 15 pensões e quatro hospedarias, sobretudo na fronteira de Santa-Clara, encerraram actividades, devido este impacto.

Apelou para a necessidade da melhoria das vias de acesso para o fomento do turismo. Apontando como exemplo às quedas de Ruacaná e do Monte Negro exploradas por turístas namibianos e sul-africanos, que utilizam a rota da vizinha República da Namíbia.

Apontou também o Complexo Memorial do Rei Mandume, Toca do Leão, Forte Roçadas, Monumento Vau do Pembe, Monumento do Mufilo, Ombala Grande do Humbe e de Ombadja e parque Nacional da Mupa como sendo áraes turísticas da região.

Com uma extensão territorial de 75 mil 955, 61 metros quadrados, a província do Cunene localiza-se a sul e Angola, e comporta seis municípios, vinte comunas, 51 bairros urbanos e 765 aldeias rurais. A mesma conta com um milhão, 157 mil e 491 habitantes.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 22/09/2019 15:44:56

    Criadores no Cunene abatem gado pelo agudizar da seca

    Ondjiva - O agravamento da seca na província do Cunene está a forçar os criadores e pastores a abaterem o gado, para evitar que estes morram de sede e de fome por falta de pasto e água para o abeberamento.

  • 21/09/2019 20:50:57

    Cunene: Famílias afectadas pela seca no Cuvelai recebem apoios

    Ondjiva - Duas toneladas de bens alimentares diversos foram entregues, hoje (sábado), à população afectada pela seca no município do Cuvelai, província do Cunene, com vista a minimizar a carência alimentar na localidade.

  • 21/09/2019 20:27:56

    Cunene: Governo reforça sal mineral para gado em transumância

    Ondjiva - O governo da província do Cunene vai reforçar, ainda neste mês de Setembro, a distribuição de sal mineral para a nutrição do gado debilitado nas zonas de transumância, devido à seca que assola a região, desde Outubro de 2018, deixando afectadas um milhão de cabeças de gado.