Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Outubro de 2019 | 10h12 - Actualizado em 18 Outubro de 2019 | 10h12

Movimento turístico supera expectativas

Lubango - O Ministério do Turismo registou, no primeiro semestre do ano em curso, o movimento de um milhão e 400 mil turistas nacionais e estrangeiros em todo o país, anunciou quinta-feira o secretário de Estado do Turismo, José Alves Primo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Alves Primo

Foto: Francisco Miúdo

Ao falar na abertura da Bolsa de Turismo da Huíla, referiu que o número superou as expectativas, atendendo ao facto do sector registar um crescimento contínuo e sustentável, com a previsão de atingir, até final do ano, os dois milhões de turistas.

Afirmou que o sector pode contribuir com 10% dos empregos a nível mundial, torna-se a maior fonte de empregabilidade e com este potencial intrínseco o turismo enquadra-se na perspectiva do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, com a promoção do crescimento económico.

Referiu que a posição de Angola (134º), no universo de 140 países,  não deve desanimar, mas deve constituir uma oportunidade para criar condições para atrair investimentos e mais turistas.

Ressaltou a Bolsa de Turismo na Huíla vai proporcionar as melhores experiências para que cada visitante que procura o território angolano a possiblidade de frequentar praias e apreciar paisagens, observar animais selvagens e pássaros ou ainda a prática de desportos radicais, no turismo de aventura.

Realçou que o turismo ainda não contribui para as receitas desejadas, mas têm desafios para vencer para ter um mercado de turistas mais incisivo e rentável.

Enalteceu a província da Huíla por ser uma activa,  na produção de eventos que promovam o turismo, assim como agregou o Namibe, Cunene e Cuando Cubango, para formar a região sul do turismo e tem mostrado o seu potencial.

HOTOUR define seis roteiros turísticos para Huíla

A Associação de Promotores e Operadores de Turismo (HOTOUR) da Huíla elegeu seis roteiros turísticos para o “Invest Huíla”, com realce para as rotas dos Fundadores, da Cascata e da Serra da Leba.

Nos roteiros tem ainda o Ludovice, a Fenda do Bimbe e as Missões, itinerários que   englobam no total 32 locais turísticos, entre sítios históricos, paisagens naturais e arquitectónicas.

De acordo com o presidente da HOTOUR, João Lopes, que falava à Angop, à margem da Bolsa do Turismo da Huíla, enquadrada no Invest Huíla,  os roteiros vão permitir a inclusão das comunidades no processo, que vão estar envolvidas directamente nas rotas para poder informar a história de determinados locais considerados turísticos.

Destacou o Centro histórico da cidade do Lubango, o Complexo da Senhora do Monte, a Cascata da Tundavala, a Serra da Leba, Barragem das Neves, a Quihita e o Tchivinguiro, como parte das rotas que sobresaiem na província da Huíla.

A HOTOUR foi criada em 2017, mais ainda está numa fase de organização. 


 

Assuntos Província » Huíla   Turismo  

Leia também
  • 17/10/2019 19:18:20

    Ministério incentiva produção de carne na Huíla

    Lubango - O secretário de Estado da Economia Sérgio Santos afirmou no Lubango estarem a trabalhar com a Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), para identificar as necessidades de financiamento, com vista a permitir aos empresários aumentar a produção de carne.

  • 17/10/2019 18:27:58

    Académico aponta 10 razões para se investir na Huíla

    Lubango - A força de trabalho instruída, as potencialidades agro-pecuárias e o turismo destacam-se entre as 10 razões para se investir na província da Huíla, apontadas, nesta quinta-feira, pelo académico Samuel Candundo, para se investir na província da Huíla.

  • 17/10/2019 17:58:52

    Namíbia reafirma interesse em ligar-se a Angola por via férrea

    Lubango - O embaixador da Namíbia em Angola, Patrick Nandago, reafirmou hoje, quinta-feira, no Lubango o interesse do seu país em expandir a ligação ferroviária dos dois países, através do ramal de Tchamutete, município da Jamba (Huíla), à fronteira de Santa Clara, visando intensificarem as trocas comerciais.