Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Outubro de 2019 | 13h29 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 15h08

PAC financia sector agro-industrial

Luanda - Sete projectos agro-industriais, aprovados pelos bancos comercias, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), vão ser financiados com um total de oito mil milhões, 412 milhões, 772 mil e 866 kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a nota informativa a que a Angop teve acesso hoje, dos sete projectos aprovados cinco destinam-se à agricultura e dois à indústria.

Os projectos aprovados pelos bancos comerciais fazem parte de um total de 64 projectos em análise, o que totaliza AKZ 17 mil milhões, 581 milhões, 125 mil e 486 kwanzas, distribuídos por sete dos oito bancos subscritores do PAC.

As províncias de Luanda e Cuanza Sul contam com dois projectos, enquanto as províncias de Malanje, Huíla e Uije com um projecto.

O PAC visa facilitar o acesso ao crédito aos produtores que se queiram dedicar à produção dos 54 bens para redução das importações.

O Programa de Apoio ao Crédito (PAC) é uma iniciativa do Governo angolano, aprovado em Decreto Presidencial n.º 159/19, de 17 de Maio, que vai facilitar o acesso ao crédito aos produtores que se queiram dedicar à produção de 54 produtos da cesta básica.

Fazem parte dos 54 produtos embalagens de vidro, farinha de trigo, abacaxi, açúcar, água de mesa, feijão, ovos, óleo, cebola, sal, cimento, detergentes, fraldas descartáveis, milho, fuba de milho e de bombó, guardanapos, papel higiénico, rolos de papel para cozinha, leite, lixívia, mandioca, manga, massa alimentar, mel, entre tantos outros.

Esse projecto surge para materializar o Programa de Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição de Exportações (PRODESI), criado pelo Executivo em 2018.

Em matéria de encargos financeiros, o Aviso n.º 4/19, de 3 de Abril, do BNA aprovou termos e condições para a concessão de crédito ao sector real da economia, no âmbito do PAC e que define encargos financeiros totais, incluindo a taxa de juros e as comissões de até 7,5 por cento/ano para 13 fileiras produtivas inseridas nas 54 inscritas no PAC.

Assuntos Economia   Financiamento  

Leia também
  • 20/10/2019 13:32:52

    Cuanza Norte: Militantes do MPLA capacitados sobre o IVA

    Samba-Cajú - No âmbito das acções de capacitação dos seus militantes à luz das inovações fiscais em curso em Angola, o comité provincial do MPLA no Cuanza Norte promoveu, neste sábado, no município de Samba-Cajú, uma acção de capacitação dos dirigentes e quadros da organização, sobre a implantação do Impostos Sobre o Valor Acrescentado (IVA) no actual contexto da economia nacional.

  • 19/10/2019 00:10:05

    Resenha: Apresentação dos dados económicos do país, destaque da semana

    Luanda - O discurso sobre Estado Nação proferido pelo Presidente da República, João Lourenço, em que afirmou o retomar do crescimento económico a partir de 2020, constituiu um dos destaques do noticiário económico da Angop, ao longo da semana.

  • 19/10/2019 00:09:08

    Lançado em Malanje projecto "Apostar no aviturismo"

    Malanje - O projecto "Apostar no aviturismo", uma iniciativa presidencial que visa dinamizar e rentabilizar o sector do turismo no país, foi lançado nesta sexta-feira (18), em Malanje, pela ministra do Turismo, Ângela Bragança.