Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

31 Outubro de 2019 | 18h01 - Actualizado em 31 Outubro de 2019 | 18h01

Camponeses prevêem colher mais de 37 mil toneladas de milho na Ganda

Ganda - Quarenta e sete mil e 97 famílias camponesas envolvidas na campanha agrícola 2019/20, no município da Ganda (Benguela), esperam atingir uma safra de 37 mil e 677 toneladas de milho, contra as 23 mil e 548 colhidas em igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Milho a germinar (arquivo)

Foto: Francisco Miudo

Em declarações hoje à Angop, o director da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) na Ganda, Fernando Pik, disse que se estima ainda um rendimento de 18 mil e 838 toneladas de produtos como amendoim, feijão e sorgo, contra as 17 mil 838 da campanha anterior.

A aposta do sector da Agricultura continua virada no apoio às famílias camponesas com imputes agrícolas, instrumentos de trabalho e assistência técnica.

Fernando Pik garantiu que, das 47 mil e 97 famílias camponesas, 20 mil do programa de fomento agrícola e seis da extensão rural terão apoio em imputes agrícolas a título de crédito devolutivo e assistência técnica directa dos técnicos ligados sector agrário, enquanto os restantes que são pequenos, médios e grandes agricultores e singulares vão adquirir os bens com os seus próprios meios.

Para sucesso desta campanha agrícola, na Ganda, acrescentou, o sector da Agricultura disponibilizou 330 toneladas de adubos composto-12-24-12, 90 toneladas de sulfato de amónio, 80 de Ureia, 180 de sementes de milho, sete de feijão e 150 charruas de tracção animal, cuja distribuição esta a ser feita através das associações e cooperativas sediadas nas comunas, povoações e bairros.

Segundo o responsável, estão já em preparação 94 mil hectares de terras aráveis para o cultivo de diversos cereais, como milho, sorgo, feijão, soja, oleaginosa, amendoim, bem como mandioca, batata-doce e rena.

De acordo com Fernando Pik, a prática da agricultura na Ganda ainda é dependente das quedas pluviométricas, tendo registado muita irregularidade de chuvas na época anterior, factor que condicionou os camponeses a atingirem o seu potencial, situação agravada pela dificuldade de acesso às zonas de cultivo.

Para o sucesso desta presente campanha agrícola, disse o director, foi colocada uma brigada de intervenção de mecanização agrícola com cinco tractores e respectivas alfaias agrícolas, que, numa primeira fase, prestará assistência técnica aos camponeses das comunas da Chikuma e Casseque, respectivamente, onde estão em preparação 400 hectares de terras aráveis, sendo 200 em cada localidade, no quadro do projecto concebido pelo IDA para correcção de solos.

O município da Ganda espera receber mais uma outra brigada de intervenção de mecanização agrícola, também com cinco tractores, cujo empresário que ganhou o concurso junto do governo, Rui Magalhães, está a ultimar os procedimentos de pagamento para, em breve, colocar os meios à disposição dos camponeses locais.

Leia também
  • 24/10/2019 18:24:10

    Aberta campanha agrícola 2019/20 com foco na duplicação da produção

    Benguela - A campanha agrícola 2019/2020, que prevê o enquadramento de duas mil famílias camponesas e uma colheita de 890 mil toneladas de produtos diversos, contra as 390.852 da época anterior, foi aberta esta quinta-feira, na comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta, pelo governador provincial de Benguela, Rui Falcão.

  • 24/10/2019 14:05:21

    Desvalorização do kwanza "exige" competitividade dos produtos locais

    Benguela - O director nacional de intercâmbio do Ministério do Comércio, Rui Livramento, afirmou esta quinta-feira, em Benguela, que a desvalorização da moeda nacional vai “obrigar” a uma maior competitividade dos produtos locais, sobretudo a nível da Sadc.

  • 23/10/2019 19:08:49

    Baía Farta recebe tractores e alfaias para dinamizar agricultura

    Benguela - Cinco tractores e respectivas alfaias para apoio ao processo de mecanização e aumento da produção agrícola foram entregues, na cidade de Benguela, à empresa Vilmar e filhos, do município da Baía Farta, pelo director nacional de hidráulica do Ministério da Agricultura, Hermenegildo dos Santos.