Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

31 Outubro de 2019 | 17h03 - Actualizado em 31 Outubro de 2019 | 17h02

Expo-Chibia exibe potencial mineiro e agrícola do município

Chibia - A terceira edição da Expo-Chibia foi aberta hoje (quinta-feira), nesta circunscrição, com a presença de catorze expositores nacionais, que, até sexta-feira, vão mostrar o potencial agrícola, artesanal e mineiro do município.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Feira Municipal de Produtos Agro-pecuários

Foto: José Filipe

Ao intervir na abertura, o administrador municipal adjunto da Chibia para área económica, João Baptista Faria, disse que o certame serve como alavanca para as trocas comerciais entre o empresariado local, bem como permite a troca de experiência entre vários expositores.

Referiu que o evento visa igualmente demonstrar aos munícipes e não só o que se produz na localidade, de modo a se promover a produção local, assim como abrir portas para que os mesmos sejam comercializados noutros municípios da Huíla e províncias do país.

A abertura da terceira edição da Expo-Chibia marca o prosseguimento das actividades comemorativas em saudação ao 92º aniversário do município da Chibia, desde a sua ascensão à categoria de vila, assinalado a 30 do mês em curso.

A localidade foi elevada a categoria de vila a 30 de Outubro de 1927, criou o seu conselho local a 23 de Julho de 1934, sendo baptizada, anteriormente, de Vila João de Almeida, em homenagem ao general português com o mesmo nome, na altura governador da Huíla, então Sá da Bandeira.  

Após ao alcance da independência nacional a 11 de Novembro de 1975 a vila de João de Almeida reassumiu ao seu nome “Chibia”, município que se localiza a 42 quilómetros a sul do Lubango com uma população estimada em 181 mil habitantes que vive, sobretudo, da agro-pecuária.

Assuntos Economia   Feira   Província » Huíla  

Leia também
  • 30/10/2019 19:50:06

    Governo aprimora condições da mulher rural

    Sumbe - O governo provincial do Cuanza Sul vai continuar a aperfeiçoar as formas de ajuda e dispor de meios de trabalho à mulher rural por considerá-la o foco do bem-estar das famílias, assegurou hoje, no município do Cassongue, a vice-governadora para o sector económico, político e social, Emília Camuhoto.

  • 30/10/2019 13:55:30

    Biocom atinge 100 mil toneladas de açúcar

    Cacuso - A Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) bateu o recorde histórico, ao atingir este mês 100 mil toneladas de açúcar branco na presente colheita, contra as 73 mil toneladas de 2018, anunciou hoje o coordenador de comunicação e relações Institucional da empresa, Gerry Vissapa.

  • 30/10/2019 09:07:22

    Crise dificulta poupanças das famílias

    Luanda - A 31 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. Apesar de as cartilhas defenderem que poupar possibilita melhor gestão, em Angola acaba por ser quase irrealista, já que o rendimento da maioria dos funcionários é insuficiente para resistir à crise económica.