Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

20 Janeiro de 2020 | 19h45 - Actualizado em 20 Janeiro de 2020 | 19h45

Responsável apela ao maior aproveitamento do PAC

Chinguar - O vice-governador provincial para a área política, social e económica, António Manuel, apelou nesta segunda-feira, no Chinguar, aos pequenos produtores a tirarem maior proveito na adesão ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC) actualmente disponibilizado por um conjunto de bancos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Processo de certificação e formalização de pequenas empresas

Foto: Leonardo Castro

O responsável lançou o apelo durante a abertura da campanha de regularização e formalização legal das empresas, ocorrida no município do Chinguar a 75 quilómetros a Sudoeste da cidade do Cuito.

Na sua óptica, a campanha tem como objectivo o relançamento da província do Bié na rota do desenvolvimento sustentável e assegurar a continuidade do trabalho desempenhado por estes (produtores em cooperativas) a nível da província, com objectivo de, a curto prazo, se criar a auto-suficiência alimentar no seio das famílias.

O PAC visa facilitar o acesso ao crédito aos produtores que se queiram dedicar à produção dos 54 bens para redução das importações.

A acção, enquadra-se no Programa de Produção Nacional de Diversificação das Exportações e Substituição de Exportações (PRODESI), em curso no país desde 2018, está avalido em 141 mil milhões de Kwanzas, segundo a directora do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico do Bié, Elsa Sandambe.

Para o feito, realçou, estão disponíveis, durante a campanha, serviços de identificação, Administração Geral Tributária (AGT), Balcão Único do Empreendedor (BUE), Comércio e Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) que doravante estão a ajudar os produtores na formalização dos requisitos.

Abordado pela Angop, o director do Gabinete da Agricultura e Pecuária do Bié, Marcolino Rocha Sandemba, informou que a província controla mais de 1.500 associações de camponeses, sendo que 254 estão em cooperativas. Até ao momento, apenas 222 estão inscritas no PAC.  

Leia também
  • 19/01/2020 12:52:29

    Agricultores da Bibala beneficiam de imputs agrícolas

    Moçâmedes - Seis toneladas de sementes diversas e imputs agrícolas foram entregues neste domingo as mil e 233 famílias do município da Bibala, no âmbito do programa do combate a fome e à pobreza.

  • 17/01/2020 19:51:45

    Aumenta produção de mel no Lonhê

    Quibala - A produção artesanal de mel na comuna do Lonhê, município da Quibala (Cuanza Sul), registou um aumento durante o ano de 2019 para seis mil 320 litros, contra três mil e 600 produzidos de igual período de 2018.

  • 16/01/2020 15:48:56

    Huíla regista queda de 29 mil toneladas na produção

    Lubango - A produção agrícola na Huíla registou uma queda de 29 mil e 479 toneladas, ao sair de 215 mil e 210 toneladas em 2018, para 185 mil e 731 toneladas em 2019, devido às irregularidades das chuvas.