Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

25 Março de 2020 | 09h24 - Actualizado em 25 Março de 2020 | 09h23

BNA aplica multas a bancos incumpridores

Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) instaurou, no segundo semestre do ano transacto, 490 processos sancionatórios que culminaram em mais de AKz 421 milhões de multas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Banco Nacional de Angola

Foto: Francisco Miúdo

Desse valor, 288 milhões, 179 mil e 166 kwanzas correspondem as sanções aplicadas aos bancos comerciais que registaram cinco admoestações e 133 milhões, 484 mil e 861 kwanzas às instituições financeiras não bancárias, com sete admoestações.

O BNA, por intermédio do Departamento de Regulação e Organização do Sistema Financeiro, no âmbito do monitoramento das actividades das instituições financeiras no período de Julho a Dezembro de 2019, instaurou 490 processos sancionatórios, que culminaram com a aplicação de 158 sanções pecuniárias.

Quanto às infracções praticadas pelos bancos, em relação à matéria cambial, destacam-se determinados incumprimentos como o do reporte das operações cambiais de importação de mercadorias; incumprimento do reporte das operações cambias executadas em moeda estrangeira; incumprimento das normas e procedimentos de operações cambiais e incumprimento do limite de liquidez.

Ao passo que as infracções praticadas pelas diferentes instituições financeiras não bancárias, foram aplicadas 108 sanções pecuniárias, correspondentes a 133 milhões, 484 mil e 861 kwanzas e sete admoestações registadas, pela violação dos prazos das regras e procedimentos das normas cambiais, das operações de remessas de valores.

As instituições sancionadas não cumpriram também com o reporte e publicação do Relatório e Contas, dos balancetes trimestrais, com as normas sobre regras e procedimentos da actividade das IFNB, normas sobre a adequação do capital social mínimo, sobre o volume de créditos concedidos, dos prazos de reportes periódicos e do reporte sobre taxas.

Assuntos Banco  

Leia também
  • 10/03/2020 19:24:40

    BFA conquista prémios de performance da BODIVA

    Luanda - O Banco BFA foi reconhecido pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) como o Banco com o maior número de contas sob custódia e maior montante negociado no mercado da dívida pública.

  • 09/03/2020 12:50:33

    Estado emite títulos para recapitalizar BPC

    Luanda - O Banco de Poupança e Crédito (BPC), com níveis de necessidade de recapitalização na ordem dos 1,08 mil milhões de Kwanzas, volta a beneficiar de uma "injecção de capital" público, desta vez, com títulos de tesouro da Recredit.

  • 18/02/2020 19:50:39

    BNA nega ter atribuído licença ao Dubank

    Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) informou hoje (terça-feira) não ter atribuído qualquer licença aos promotores do denominado banco Digital ?Dubank? S.A..