Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

01 Abril de 2020 | 12h40 - Actualizado em 01 Abril de 2020 | 12h44

Administração de Cacongo cria comissão para gestão de derrames

Cabinda - A administração de Cacongo, na província de Cabinda, vai criar, nos próximos dias, uma sub-comissão de gestão de derrames marítimos, para intervir com urgência, em caso de registo destes incidentes, afirmou nesta quarta-feira o administrador-adjunto para área técnica, João Fernandes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falara à Angop, a propósito de uma denúncia feita recentemente pelos pescadores sobre um derrame, explicou que futuramente esses constrangimentos no mar de Cacongo deverão merecer maior atenção (manutenção dos seus equipamentos) da parte dos exploradores petrolíferos.

Para avaliar a situação, uma equipa conjunta de técnicos ambientais e da administração municipal deslocou-se ao local e constatou que o mar já tinha feito a sua limpeza, embora houvesse algumas manchas de óleo nas zonas dos mangais, em Tchisissi, a norte do rio Chiloango, na área costeira da comuna de Massabi, explicou.

Justificou que se trata de um derrame em pequenas proporções, por esta razão não criou alterações ambientais consideráveis e nem impediu a actividade piscatória naquela localidade.

Por sua vez,  o vice-presidente da Associação dos Pescadores de Cacongo (Avopesca), João Baptista, referiu que o derrame do mês de Março na costa de Landana, embora em pequenas proporções, afectou grande parte dos mangais, lagoas e a foz do rio Chiloango, na zona de Tchicissi e na foz do rio Luemi, que divide a fronteira fluvial e marítima entre Angola e Congo Brazzaville.

Entretanto, João Baptista apelou aos operadoras a pautarem pela mudança de comportamento, para que no futuro não se repitam situações do género, que possam perigar o meio ambiente, a biodiversidade marinha, assim como as praias desta província.

A Avopesca é um dos principais parceiros da operadora Chevron e conta com 1876 associados subdivididos em 18 comunidades, distribuídos desde a aldeia de Chinfuca até Massabi.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 28/03/2020 21:39:16

    Pescadores denunciam derrame no mar de Landana

    Cabinda - Pescadores das localidades de Landama e de Massabi denunciaram, província de Cabinda, neste sábado, a ocorrência de derrame, na quinta-feira, na costa norte do rio Chiloango.

  • 23/03/2020 16:13:25

    Resort Turístico de Miconje abandonado há dois anos

    Cabinda - O maior centro turístico localizado na Comuna de Miconje-Belize, "Resort do Miconje, inaugurado em Novembro de 2011, está em situação de abandono desde 2018.

  • 01/03/2020 12:45:51

    BNA assegura economia e moeda nacionais

    Cabinda - O Banco Nacional de Angola (BNA) é a instituição voltada para fazer prevalecer e perseverar a economia e a moeda nacionais com qualidade adequada para os mercados, reafirmou o seu vice-governador, Manuel Tiago Dias.