Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

08 Maio de 2020 | 11h00 - Actualizado em 08 Maio de 2020 | 10h57

Lunda Norte com mais de Akz quatro biliões para projectos sociais

Dundo - Quatro biliões, 533 milhões, 351 mil e 184 kwanzas é o montante que o Governo Provincial da Lunda Norte vai investir na execução de 56 projectos sociais, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma das avenidas da cidade do Dundo

Foto: Angop

O valor será investido na construção de escolas, unidades sanitárias, reabilitação de estradas, postos policiais, complexos habitacionais para os órgãos autárquicos, saneamento básico, entre outros, segundo a directora do gabinete de estatística e planeamento, Edna Queximalunga.

O projecto, lançado em Junho de 2019, é uma iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, e abrange os 164 municípios do país.

Na Lunda Norte, o projecto já está em execução no município de Xá-muteba, onde estão a ser construídas duas escolas de sete salas de aula cada, nas comunas de Cassanje Calucala e Iongo, bem como uma residência do tipo T3 para os técnicos da educação e saúde.

Este mês está previsto o início da construção de quatro escolas, um complexo residencial com 18 apartamentos e três postos de saúde nas localidades de Muaquesse, Itanda e Kaquema, que fazem fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).

Sem avançar pormenores, Edna Queximalunga disse que, ainda este mês, está previsto o início da execução de 15 projectos nos municípios do Lóvua (sete) e Chitato (oito), ligados aos sectores da Educação e da Saúde.

Os projectos custarão 917 milhões, 360 mil, 733 kwanzas para o Chitato e 384 milhões, 679 mil e 357 kwanzas para o Lóvua.

Leia também
  • 07/05/2020 17:53:15

    Angola: Mina diamantífera do Lulo opera a 50 por cento

    Luanda - A mina diamantífera do Lulo, na província da Lunda Norte, está a operar a 50 por cento da sua capacidade instalada, disse esta quinta-feira à Angop o seu presidente do Conselho de Gerência, Domingos Alfredo Machado.

  • 30/04/2020 19:40:36

    Fazenda de Cacanda reduz produção de ovos

    Dundo - O nível de produção de ovos na fazenda de Cacanda, na província da Lunda Norte, baixou de nove mil para sete mil unidades/dia, depois da dispensa de 50% dos trabalhadores, no âmbito das medidas de prevenção contra a COVID-19.

  • 27/04/2020 16:21:51

    Reforçada segurança nas zonas de exploração de diamantes

    Dundo - As zonas de exploração mineira (diamantes) nos municípios de Lucapa, Cambulo e Cuango, na Lunda Norte, foram reforçadas com efectivos dos órgãos de defesa e segurança, para impedir possíveis invasões dos cidadãos estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC) e angolanos, para a prática do garimpo.