Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

13 Maio de 2020 | 21h21 - Actualizado em 13 Maio de 2020 | 21h21

COVID-19: Governo da Lunda Norte denuncia comerciantes por falsificação

Dundo - O director do gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, Luís Quitamba, denunciou, nesta quarta-feira, a falsificação de folhas de cálculos por parte comerciantes na Lunda Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável, que falava à imprensa  a propósito das acções de fiscalização, a falsificação das folhas de cálculos para justificarem a subida dos preços dos produtos, sobretudo da cesta básica, tentando ludibriar os fiscais.

Desde a entrada em vigor do Estado de Emergência, 27 de Março, foram encerrados e multadas cerca de 30 estabelecimentos comerciais por especulação de preços, falta de higiene, não uso obrigatório das máscaras e falsificação da folha de cálculo.  

Luís Quitamba informou que as multas vão até 300 mil kwanzas e nos casos em que o comerciante insiste em cometer tais irregularidades, as autoridades retiram os alvarás comerciais.

Nas últimas 24 horas foram incinerados duas toneladas de peixe e frango congelado deterioradas, que estavam a ser comercializados no município do Chitato.

Alertou que os comerciantes serão responsabilizados criminalmente, para além das multas e do encerramento definitivo dos seus estabelecimentos.

Assegurou que a província não regista ruptura de alimentos, razão pela qual não se justifica a subida de preços nos estabelecimentos comerciais.  

Leia também
  • 11/05/2020 19:56:29

    Descoberto diamante de 171 quilates em Angola

    Dundo - Um diamante de 171 quilates, extraído do projecto Lulo, na província da Lunda Norte, foi descoberto hoje (segunda-feira), em Angola, soube a Angop de fonte oficial.

  • 08/05/2020 11:00:20

    Lunda Norte com mais de Akz quatro biliões para projectos sociais

    Dundo - Quatro biliões, 533 milhões, 351 mil e 184 kwanzas é o montante que o Governo Provincial da Lunda Norte vai investir na execução de 56 projectos sociais, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

  • 07/05/2020 17:53:15

    Angola: Mina diamantífera do Lulo opera a 50 por cento

    Luanda - A mina diamantífera do Lulo, na província da Lunda Norte, está a operar a 50 por cento da sua capacidade instalada, disse esta quinta-feira à Angop o seu presidente do Conselho de Gerência, Domingos Alfredo Machado.