Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Maio de 2020 | 18h03 - Actualizado em 21 Maio de 2020 | 18h03

COVID-19 desacelera prospecção nas minas na Lunda Norte

Dundo - O volume de trabalho de prospecção, consubstanciado em levantamento do estado de reservas e o potencial mineralógico que estavam a ser desenvolvidos nos últimos três meses, nos projectos mineiros de Calonda, Lunhinga, Sangamina, Txinbongo, Cansaguidi e Uari, bem como a captação de recursos financeiros para o seu investimento, foi desacelerado devido à pandemia da covid-10.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 A informação foi avançada hoje, quinta-feira, pelo director-geral da Endiama Mining, Pedro Galiano, acrescentando que reduziram, igualmente, os investimentos, por conta da queda do preço de diamantes no mercado mundial.

Para os projectos Txinbongo e Cassanguidi, localizados no corredor do rio Luembe, na Lunda Norte, os estudos continuam, apesar de abrandarem, com vista a captação de recursos necessários para se investir nos planos de exploração, tendo em conta o seu potencial mineralógico.

Já no projecto Calonda, dos estudos feitos, os resultado alcançados demonstram ser uma mina com pedras de melhores tamanhos e teores e a sua exploração só será viável mediante utilização de máquinas de grande porte, obrigando a entrada de um novo parceiro com disponibilidade financeira e meios tecnológicos para o seu funcionamento.

Relativamente ao projecto Cassanguidi, as equipas suspenderam a recolha de informações, análise e leitura dos activos geológicos e mineralógicos, enquanto no Sangamina vários levantamentos de ordem geológica estão em progresso para permitir a reavaliação do potencial do seu kimberlite e sua dimensão.

Face a esta situação imposta pela covid-19,segundo o responsável, o potencial mineralógico e o contexto histórico do projecto vai definir as prioridades que a instituição atribuirá, no quadro dos investimentos e de exploração.

Fez saber que outra medida será a criação de programas de amostragem, no sentido de se descobrir reservas económicas viáveis que permita o estabelecimento de parâmetros para vendas destes serviços em sociedade.

A Endiama Mining é uma instituição que tem como objecto social a pesquisa, prospecção, reconhecimento, exploração tratamento, e comercialização de diamantes e minerais acessórios.

Leia também
  • 22/05/2020 01:31:18

    Mercado mundial de diamantes em queda

    Dundo - O mercado mundial de diamantes regista desde Março do ano em curso uma queda na ordem dos 50 por cento, comparativamente a comercialização da produção do período homólogo (2019), revelou hoje, quinta-feira, o director-geral da Endiama Mining, Pedro Galiano.

  • 18/05/2020 16:21:11

    PIIM gasta mais de AKz 817 milhões na Lunda Norte

    Dundo - O Executivo angolano já disponibilizou 817 milhões 773 mil 335 kwanzas para a execução de 29 dos 56 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província na Lunda Norte, informou hoje o governador, Ernesto Muangala.

  • 17/05/2020 12:19:19

    Cuango reabilita 200 quilómetros de estradas

    Cuango - Duzentos quilómetros de estradas secundárias e terciárias serão reabilitadas ainda a partir deste ano, no município do Cuango, Lunda Norte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), anunciou, este domingo, o seu administrador, Guilherme Cango.