Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Maio de 2020 | 10h06 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 10h05

Administrador de Saurimo convida empresários a investir na região

Saurimo - O administrador municipal de Saurimo (Lunda Sul), Neves Romão, convidou hoje, terça-feira, os empresários nacionais e estrangeiros a investirem na região, com vista a proporcionarem emprego aos jovens e contribuírem no seu desenvolvimento da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA SUL: NEVES ROMÃO - ADMINISTRADOR MUNICIPAL DE SAURIMO

Foto: QUINTAS BENJAMIM

Em declarações à ANGOP, no quadro das festividades do 64º aniversário da cidade de Saurimo, a assinalar-se a 28 deste mês, reforçou que Saurimo está aberto para o investimento privado, principalmente no sector agrícola, uma vez que dispõe de condições climáticas, recursos hídricos e solo fértil para a produção agrícola em grande escala.

“O empresário nacional ou estrangeiro que quiser investir na região não encontrará burocracia administrativa da parte da Administração Municipal de Saurimo e nem do governo, pelo contrário, terá as maiores facilidades desde que apresente documentos e propostas credíveis para o efeito”, salientou.

Por outro lado, instado sobre os projectos do Executivo para atrair investidores em Saurimo, o responsável afirmou que há um trabalho de asfaltagem de algumas ruas, extensão da rede eléctrica, através da construção de uma central híbrida, que irá aumentar a capacidade de energia para a zona industrial.

Saurimo, com uma população estimada em 530 mil e 860 habitantes, foi a capital da província da Lunda, dividida em duas (Lunda Norte e Lunda Sul), em 1978, limitado a Norte pelos municípios de Lucapa e Cambulo, a Este pela República Democrática do Congo, a Sul pelo município de Dala e a Oeste pelos municípios de Cacolo e Lubalo.

É constituído pelas comunas de Saurimo, Mona-Quimbundo e Sombo, por 140 aldeias, das quais 61 já unificadas, e 16 povoações.

Possui um subsolo rico em minérios, designadamente diamantes, manganês, ferro e madeira. A população, na sua maioria, é da etnia Côkwe.

Leia também
  • 23/05/2020 16:42:51

    Governo cria "task force" para fomentar agricultura na província

    Luena - Um projecto denominado "Task force", para ajudar 15 produtores habilitados a ter acesso ao crédito no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), foi criado no princípio deste ano pelo governo do Moxico, para viabilizar projectos a nível da província.

  • 23/05/2020 11:19:29

    Malanje regista baixa na pesca artesanal

    Malanje - Por conta da escassez de meios de pesca, como embarcações, anzóis e redes, apenas 17 toneladas de pescado foram capturadas pelas cooperativas artesanais de Malanje, durante o I trimestre deste ano, menos 26 toneladas em relação ao mesmo período de 2019.

  • 22/05/2020 21:48:17

    PIIM na Lunda Sul abrange 40 projectos

    Saurimo - Quarenta projectos dos sectores da Educação, Saúde, Saneamento básico, Energia e Águas, Obras Públicas e Segurança, estão inscritos para execução no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) da província da Lunda Sul.